152 views 4 mins

Tecnologia possibilita aumento de produtividade e otimização de processos no agro

em Agronews
sexta-feira, 04 de novembro de 2022

Soluções permitem produtores eliminar pragas, aumentar eficiência nutricional e tomar decisões mais assertivas

Segundo relatório da agência da ONU para alimentação e agricultura, a produção mundial de alimentos deve aumentar em 70% nos próximos 40 anos para suprir a demanda crescente da população. Com isso, as empresas do meio agro então se aliando à inovações tecnológicas para não apenas melhorar os resultados das colheitas, como também ajudar o planeta por meio de aplicações menos agressivas ao meio ambiente.

Além do maquinário agrícola de última geração, os fazendeiros têm buscado outras maneiras de se adequar às novas inteligências disponíveis no mercado com o objetivo de levar mais modernidade às lavouras. Conheça abaixo empresas que levam o tech ao agro com soluções desenvolvidas por meio de alta tecnologia.

Bioinseticidas 
Esta solução já é opção no controle microbiano de pragas. Diferente do uso de pesticidas comuns, este método realiza o controle biológico por meio do manejo racional de bactérias, fungos, vírus e nematóides. A tecnologia tem como objetivo  aumentar a colheita e evitar grandes perdas causadas por pragas.

Além de sustentáveis e ecologicamente corretos, os bioinseticidas também são rentáveis. As lavouras de soja, milho e algodão, já podem contar, por exemplo, com bacterias que combatem as lagartas que podem prejudicar a saúde das plantações.

Outras aplicações também já estão disponíveis para o combate de larvas e borboletas, formigas, pulgões, cochonilas, pulgas e carrapatos, lagartas, moscas e mosquitos.

Drones
Responsável por 25% do PIB nacional, o agronegócio também já pode monitorar as plantações por meio de drones. O recurso capaz de capturar imagens a longa distância é utilizado para observar, por exemplo, o desempenho da irrigação e o desenvolvimento da lavoura. Além disso, na agropecuária, o equipamento também é utilizado  para contagem de rebanhos de forma rápida. 

Muitas empresas já têm utilizado os drones para pulverização de insumos. Nesses casos, os produtores podem economizar até 80%, já que em comparação aos aviões agrícolas, o equipamento é economicamente mais rentável. Além disso, a aplicação também auxilia agricultores no momento de tomada de decisões mais assertivas, já que a ferramenta permite que produtor identifique os pontos que precisam de maior atenção.

Aumento de eficiência nutricional via satélite
A Effatha Agro, empresa brasileira de tecnologia limpa, desenvolveu uma inovação capaz de aumentar a produtividade das colheitas sem que seja preciso investir em mais sementes, áreas, defensivos ou maquinários. Isso acontece por meio de uma tecnologia via satélite, que proporciona mais biodisponibilidade de nutrientes às plantas além de facilitar a metabolização, o que resulta em folhas mais verdes, crescimento mais rápido e lavoura mais saudável e produtiva.

“Nossa tecnologia é limpa e amigável. Além disso, não gera resíduos para o meio ambiente ou alimentos, e por ser um tratamento via satélite é aplicado por geolocalização das áreas”, explica o desenvolvedor da tecnologia e CTO da Effatha Agro, Luzo Dantas Junior. 

O princípio se baseia em alterar e reorganizar a distância entre os átomos dos nutrientes, tornando-os mais facilmente absorvíveis e metabolizáveis, o que resulta em uma planta com mais vigor, crescimento e produtividade. Os produtores rurais podem comprovar a eficiência da solução por meio de um teste gratuito oferecido pela empresa.