120 views 5 mins

SecureCattle melhora a adaptação dos bezerros pós-desmama

em Agronews
sexta-feira, 14 de abril de 2023

O sistema de produção de bovinos de corte é basicamente composto por três etapas: fase de cria, recria e terminação. Cada fase tem suas próprias particularidades, mas compartilham do mesmo objetivo: uma produção eficiente e sustentável, com o olhar voltado à exigência do mercado consumidor, meio ambiente e a economia da atividade. 

O ponto inicial da produção é a operação de cria, responsável por produzir a matéria-prima da indústria da carne: o(a) bezerro(a). Ao longo do ciclo produtivo da bovinocultura de corte, os animais são expostos a diversos manejos obrigatórios, que retiram os animais de sua zona de conforto. A desmama é um exemplo, pois expõe os animais a diversos desafios, como manejo, separação do par bezerro-mãe (estresse psicológico), ajuste nutricional a uma dieta com a ausência de leite e uma reorganização social.

A ocorrência desses fatores durante o período de desmama, ativa uma resposta neuroendócrina no organismo dos animais, na tentativa do restabelecimento da homeostase. Metabolicamente, esse restabelecimento da homeostase envolve um aumento nas exigências nutricionais dos animais que, invariavelmente, resulta na mobilização de tecidos corporais para suprir essa demanda do sistema imune do animal, diminuindo, assim, a disponibilidade de nutrientes para processos anabólicos, tais como ganho de peso e produção de leite.

A adoção de estratégias que diminuam os efeitos do estresse confere maior bem-estar e desempenho ao rebanho, como exemplo, a utilização de SecureCattle® no momento da desmama dos animais. O SecureCattle® é um produto análogo à substância apaziguadora bovina (SAB), produzida naturalmente pelas fêmeas bovinas no momento do parto, que melhora a adaptação dos animais. 

O SecureCattle® é sentido pelos animais através do sistema olfatório, que apresenta receptores localizados no órgão vomeronasal e no epitélio olfatório, gerando sinais ao sistema nervoso central. Estes sinais provocam um efeito apaziguador nos animais, diminuindo o estresse, melhorando o desempenho e bem-estar do rebanho. Aplicado topicamente na nuca dos animais (entre os cornos) com dosagem de 5 ml/animal no momento do manejo, seu efeito permanece no animal por um período de 15 dias após a aplicação. 

Estudo
A Nutricorp, em parceria com grupos de pesquisa da Universidades Texas A&M (College Station/TX) e Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, delinearam uma série de experimentos para avaliar o efeito do SecureCattle® no momento da desmama sobre os parâmetros de desempenho, estresse, inflamação, comportamento e temperamento de bezerros de corte. Em todos os experimentos, os animais foram divididos em dois tratamentos, sendo 1 (administração de 5 mL de SecureCattle® no momento da desmama) e 2 (administração de 5 mL de placebo no momento da desmama), sendo que ambos os tratamentos foram aplicados de forma tópica (spot-on) entre os cornos dos animais.

Dentro de cada experimento, os animais foram mantidos sob o mesmo manejo e regime nutricional, mantidos em piquetes/baias separadas de maneira que não houvesse contato entre os grupos de cada tratamento. Os estudos comprovaram que a utilização de SecureCattle® no momento da desmama melhora a adaptação dos animais, reduzindo o estresse e status inflamatório, aumentando o tempo dos animais despenderam com comportamentos benéficos e diminuindo o tempo despendido com comportamentos reativos, resultando em maior desempenho do rebanho e consequentemente maior lucratividade da operação.

Além disso, vale ressaltar a importância de adotar estratégias (desmama lado a lado; animais de madrinha; SecureCattle®) para minimizar o estresse da desmama, conferindo maior bem-estar e produtividade ao rebanho. Em outras palavras, a atenção ao manejo de desmama e adoção de estratégias para minimizar o efeito do estresse “permite” que os animais possam expressar seu máximo potencial.