118 views 5 mins

Nitro lança programa de aceleração para startups com soluções para os setores químico e agro

em Agronews
segunda-feira, 28 de março de 2022

Em parceria com a aceleradora Liga Ventures, o Nitro Boost vai selecionar propostas de negócios para desafios operacionais e de gestão 

A Nitro, fabricante de especialidades químicas e insumos para o agronegócio, está com inscrições abertas para a primeira edição do Nitro Boost. O programa de inovação aberta, desenvolvido em parceria com a Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios, visa selecionar abordagens inovadoras para solucionar desafios e desenvolver novos modelos de negócio. 

Referência em seu setor de atuação, a Nitro é uma das principais produtoras de nitrocelulose no mundo e vem investindo na diversificação de seus negócios.  Com unidades no Brasil, Uruguai e Estados Unidos, escritório comercial na Áustria e centros de distribuição na França, Itália e Holanda, oferece soluções para setores essenciais em três principais linhas de negócios: especialidades químicas, químicos industriais e agronegócios.

“Há muitos anos fomentamos a cultura de inovação por meio de uma série de ações, entre elas os programas e parcerias para promoção de inovação aberta como forma de trazer soluções disruptivas para nossos negócios”, afirma o diretor de Marketing, Inovação e Novos Negócios da Nitro, Anderson Oba. 

As primeiras iniciativas foram feitas em conjunto com universidades e centros de pesquisa e, mais recentemente, a empresa fez parceria com a AgTech Garage, um dos principais hubs de inovação para o agronegócio. Essas ações já renderam colaborações importantes com startups no desenvolvimento de projetos e produtos. “Com o Nitro Boost, queremos ampliar nossa conexão com startups e a nossa inserção no ecossistema de inovação aberta, investindo em soluções que possibilitem estarmos à frente das transformações de mercado que estão delineando o futuro de diversos setores produtivos no Brasil e no mundo, inclusive os setores químico e agronegócio”, completa Anderson Oba. 

O Nitro Boost, que conta com a expertise e a consultoria da Liga Ventures, tem como foco a conexão e a geração de projetos: “Nosso principal objetivo é conectar companhias que são referência no mercado a startups para que elas possam ajudar a alavancar a agenda de inovação aberta no país. É muito satisfatório poder seguir alcançando esse propósito ao lado de empresas como a Nitro, uma organização inovadora e transformadora. Além disso, trará a oportunidade de explorar inúmeras possibilidades de negócio e temos certeza de que os resultados serão muito positivos para todos”, diz Rogério Tamassia, cofundador e diretor da Liga Ventures.

O foco do Nitro Boost é encontrar soluções que explorem as sinergias com os clientes, integrando a tecnologia e o conhecimento do ecossistema de startups com a experiência da empresa nos setores químico e agro.

Após a inscrição e o preenchimento do formulário, as startups passam por um processo de seleção feito pela Liga Ventures, por meio de avaliações e entrevistas por vídeo. Os projetos selecionados serão então apresentados para a liderança da Nitro, no Pitch day.

As quatro startups escolhidas passarão pelo programa de aceleração com duração de 16 semanas. Neste período, elas contam com mentoria de especialistas renomados no mercado e de profissionais da Nitro, e terão acesso aos executivos(as) da empresa, investidores e outras startups da rede da Liga Ventures. Os empreendedores ainda terão a oportunidade de desenvolver projetos junto à companhia, com todo suporte oferecido pela Liga Ventures.

As inscrições vão até 17 de abril e podem ser feitas no site da Liga Ventures.