79 views 4 mins

Manejo sustentável é aliado da preservação ambiental no Brasil

em Agronews
sexta-feira, 24 de março de 2023

Fabio Nardelli (*)

Em 21 de março, celebramos o Dia Mundial das Florestas, que remonta à importância da preservação dos ecossistemas florestais por meio do desenvolvimento sustentável.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e acende o alerta para a necessidade de aliarmos o respeito ao meio ambiente à geração de renda e emprego para comunidades locais. Nesse contexto, o manejo florestal desponta como uma ferramenta importante no combate ao desmatamento ilegal dos biomas brasileiros.

Pesquisa recente da Embrapa Territorial de Campinas apontou que a produção e o manejo sustentável de espécies exóticas de rápido crescimento, como eucalipto e pinus, auxiliam na recuperação de terras degradadas e na preservação de árvores nativas, como a araucária, a imbuia, o pau-brasil e o palmito-juçara.

Esse sistema de florestas mescladas é utilizado por diversas empresas brasileiras, interligando matas nativas a corredores de espécies exóticas. Estimativas da Embrapa apontam que esse modelo de negócio permite o estoque de 4,5 bilhões de toneladas de carbono por ano no país.

É um dado importante para combater o preconceito destinado erroneamente ao setor florestal em relação ao desmatamento ilegal, pois os negócios do segmento têm buscado, nos últimos anos, investir em tecnologia para promover o desenvolvimento sustentável nas atividades.
A rastreabilidade nos produtos de madeira é um exemplo, permitindo a fornecedores e clientes terem acesso a todos os dados de extração, transporte e venda desses itens. Também é fundamental para o manejo sustentável a utilização de equipamentos com tecnologia de ponta, que permite maior produtividade com menor utilização de matéria-prima.

A tecnologia e a preocupação com o desenvolvimento sustentável estão presentes em todos os produtos da Oregon Tool, líder mundial na produção de correntes e barras para motosserras. Além de oferecer produtos com o melhor custo-benefício do mercado, aliando maior resistência e produtividade, a empresa realiza diversas ações em prol do meio ambiente.

Exemplo foi o plantio de 75 mil árvores ao redor do mundo em comemoração ao aniversário de 75 anos da Oregon Tool. A ação, que recebeu o nome de Walk, Run and Bike (Caminhe, Corra e Ande de Bicicleta, em tradução livre), integrou os colaboradores de todas as plantas da empresa, que deveriam, em conjunto, completar ao menos 75 mil quilômetros dessas atividades. A companhia criou uma plataforma para que as pessoas pudessem contabilizar os exercícios, além de fotos e outros relatos. Ao todo, foram percorridos mais de 79 mil quilômetros pelas equipes da Oregon Tool pelo mundo.

O mercado busca equipamentos que apresentem a robustez necessária para a entrega dos resultados e nós oferecemos confiança, segurança, eficiência e rentabilidade para os nossos clientes.

(*) É diretor de Vendas e Marketing da Oregon Tool.