111 views 52 secs

Gripe Aviária se expande e desperta preocupações no Brasil

em Agronews
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Apesar de ser conhecida nacionalmente como gripe aviária, o vírus H5N1 pode infectar outros animais, incluindo mamíferos. É o que aponta a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em comunicado divulgado este mês.

Países como Guatemala, Chile e Argentina já estão tomando providências quanto ao surto do vírus nos países. A Guatemala, país da América Central, registrou um surto de gripe aviária altamente patogênica H5N1. O vírus foi identificado em aves selvagens na parte leste do país. Segundo a agência de notícias Reuters, o vírus mortal foi detectado em 11 pelicanos marrons selvagens. Em relatório, a OMSA citou as autoridades da Guatemala em relação aos dados da doença no país americano.

Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no comércio exterior, essas notícias criam um sinal de alerta para o governo brasileiro. “Isso gera uma preocupação para o comércio exterior brasileiro. A primeira delas é em relação à expansão do vírus para o nosso território, isso poderá ser malvisto para a nossa importação de produtos da agropecuária. Além disso, também temos o aspecto de produção, que pode ser altamente afetada neste momento”, afirmou (https://efficienza.com.br/).