Fiema Brasil volta para restabelecer conexão com a cadeia ambiental
Depois de cinco anos, a Fiema Brasil está de volta. Os tempos que forçaram sua parada, durante a pandemia, em 2020, ficaram definitivamente para trás, e a feira até então realizada bianualmente desde 2004 renovou o fôlego para voltar agora. Entre os dias 9 e 11 de maio, a Fundação Proamb coloca de pé a nona edição da Fiema, maior feira ambiental do sul do país, e realizada no Parque de Eventos em Bento Gonçalves. Serão três dias de intensa programação, repleta de atividades e inovações. Uma delas é a Arena de Startups, fazendo jus ao reconhecimento que a feira recebeu como um dos eventos de inovação mais importantes da Serra, pela plataforma Conexo/Randon. Outras são as estreias no FiemaCon — o braço da ciência e tecnologia da feira — de um seminário direcionado a construções sustentáveis e de um simpósio voltado à recuperação energética de resíduos urbanos.
Franquia como oportunidade de negócios
A Rech, maior rede de peças para máquinas agrícolas e pesadas do país, participa pelo segundo ano consecutivo da Agrishow, a principal feira do agronegócio na América Latina, e apresenta o seu modelo de negócio como oportunidade para empresários que querem investir no agronegócio. Nos últimos três anos, a companhia aumentou expressivamente o número de lojas em todo o país. Hoje, a empresa já conta com 57 unidades, entre próprias e franqueadas, e até o fim do ano estima abrir mais 15 lojas em diferentes regiões do país. Segundo o gestor de Expansão e Franquias da Rech, Juliano De Stefani, o agronegócio brasileiro e a construção civil são algumas das fronteiras a serem exploradas e isso tem atraído investidores de todo o Brasil — o que tem feito a companhia crescer em ritmo acelerado. O modelo de negócio é uma das estratégias adotadas pela rede para expandir a operação em todos os estados brasileiros com a capilaridade necessária para atender o cliente com maior agilidade.
49ª Expoleite: CAPAL anuncia realização da feira nos dias 13 a 15 de julho
A Expoleite 2023 já tem data e local confirmados: 13 a 15 de julho, no Parque de Exposições Capal, em Arapoti/PR. Promovido pela Capal Cooperativa Agroindustrial, o evento chega à sua 49ª edição consolidado como uma das mais tradicionais feiras de pecuária leiteira e uma das aguardadas no calendário do agronegócio brasileiro. No ano passado, a Expoleite atraiu mais de 25 mil visitantes para a região dos Campos Gerais do Estado, que é hoje a segunda maior bacia leiteira do país. Entre as atrações, está o julgamento de gado Holandês , etapa que integra o circuito nacional de criadores da raça Holandesa e serve como painel para mostrar o exímio trabalho dos cooperados da Capal na criação de seu rebanho. Outra atividade confirmada é o Clube da Bezerra, que incentiva os filhos e filhas dos produtores a darem continuidade com o trabalho no campo, fomentando a sucessão nas propriedades rurais.
Qualcomm e São Martinho juntas em soluções tecnológicas para o agronegócio
A São Martinho e a Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. (“Qualcomm Brasil”) colaboram para avaliar o uso da tecnologia 5G para aprimorar os processos agroindustriais. Com a expertise de uma das maiores companhias sucroenergéticas do Brasil, e usando inovações de ponta da Qualcomm Technologies Inc., a colaboração pretende implementar soluções digitais para o agronegócio com foco em produtividade, eficiência operacional, segurança e sustentabilidade (www.saomartinho.com.br).
Ferramenta tecnológica auxilia agricultores a obterem mais produtividade no campo
A climatech ignitia chega ao Brasil com o propósito de colaborar com o agronegócio por meio da inteligência climática, de modo que os produtores aumentem a qualidade da produção, otimizem as tomadas de decisões na hora de plantar, fertilizar e colher e tenham os riscos reduzidos. Primeira empresa do mundo a oferecer previsão com modelo específico para climas tropicais, o sistema da ignitia entrega informações de alta precisão por meio de aplicativos, plataformas, alertas e dados digitais.
Fábrica de fertilizantes será construída em Uberaba (MG)
A fábrica de fertilizantes, que será construída em Uberaba (MG) no valor total de 850 milhões de dólares (ou cerca de R$ 4,3 bilhões), deve ter a obra iniciada em 2024, com a conclusão prevista para meados de 2027. O projeto da Atlas Agro integra o plano estratégico da companhia de ser pioneira na descarbonização da indústria de fertilizantes no Brasil. A organização tem planos de construir de sete a nove plantas de fertilizantes nitrogenados verdes no Brasil, ajudando a reduzir a dependência dos fertilizantes importados no país.