221 views 5 mins

AgroNews 27/05/2023

em Agronews
sexta-feira, 26 de maio de 2023

Rodada de negócios durante o Congresso Mundial de Nozes e Frutos Secos, em Londres

A Divinut, de Cachoeira do Sul, maior beneficiadora de noz-pecã do Hemisfério Sul, esteve presente no 40º World Nut and Dried Fruit Congress (Congresso Mundial de Nozes e Frutos Secos), realizado de 22 a 24 de maio, em Londres, na Inglaterra. O evento é destinado aos representantes dessa cadeia produtiva de 60 países. Ao todo, foram nove empresas brasileiras presentes, sendo a Divinut, a única no ramo de noz-pecã. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de pecã, atrás apenas de Estados Unidos, México e África do Sul. Em seu 4º ano de representação, a empresa gaúcha participa de rodadas de negócios com países como Alemanha, Reino Unido, Grécia, Suíça e Estados Unidos, além de manter negociações com Espanha, Israel, Emirados Árabes, Rússia e Turquia. Um dos focos é atingir relevância ainda maior no mercado internacional, colocando a noz-pecã brasileira cada vez mais em evidência. Dentre os temas mais apresentados, está a sustentabilidade no processo de produção de nozes e frutos secos (www.divinut.com.br).

Bion apresenta a primeira IA do Brasil orientada à educação climática

Pensar em ações práticas de fácil execução para combater as mudanças climáticas. Essa é a missão do ClimAI – primeira IA do Brasil orientada para ajudar pessoas de todas as idades e contextos sociais a melhorar seu entendimento sobre a crise climática e meio ambiente. Projetada no formato de um simpático chatbot adaptado à realidade brasileira, a ferramenta foi desenvolvida com API do ChatGPT pela Bion Global, cleantech brasileira, especializada na convergência entre inovação e sustentabilidade. A ClimAI oferece uma gama de conteúdos sobre meio ambiente, ciências do clima, natureza, soluções baseadas em pessoas (conceito que rege o projeto), mobilidade, reciclagem, ESG, além de dicas sobre como consumir de forma consciente e viver com sustentabilidade. Faça o teste em (https://climai.org/) e comece uma conversa agradável sobre mudanças climáticas.

4ª Conbrasul tem mais de 300 inscritos e supera expectativas da organização

Imagem: AI/Associação Abacates do Brasil

Pouco menos de um mês para o evento, a 4ª Conbrasul (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos) já tem mais de 300 inscritos, superando as expectativas dos organizadores. “Atingimos o público participante, que é de empresários, produtores de ovos, líderes de empresas de todos os elos da cadeia produtiva, dirigentes de entidades representativas e pesquisadores”, disse o presidente Executivo da Asgav e realizador da conferência, José Eduardo dos Santos (www.conbrasul.ovosrs.com.br).

Embrapa tem nova diretora de Negócios

Em reunião na última sexta-feira (19), o Conselho de Administração da Embrapa (Consad) deu posse à pesquisadora Ana Margarida Castro Euler no cargo de diretora-executiva de Negócios. Na mesma ocasião, a pecuarista Teresa Cristina Corpa Vendramini, ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB),  tomou posse como conselheira independente, indicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “É uma honra poder trabalhar em uma equipe liderada pela presidente Silvia Massruhá, a primeira mulher à frente da Embrapa. As mulheres inspiram novas mulheres. Nós temos o desafio e a missão de inspirar futuras gerações e isso é muito importante”, afirmou a diretora ao assinar a sua posse.

Melhor digestibilidade e sem conservantes

Após se tornar, no início deste ano, o primeiro laticínio do Norte e Nordeste a obter a certificação de produtor de derivados lácteos das vacas A2A2, a Fazenda Polilac, em Garanhuns, Agreste pernambucano, conseguiu outro feito inédito. É a primeira do Brasil a produzir queijo coalho com o leite tipo A2A2.

Entre as três empresas mais premiadas na primeira edição do prêmio Most Powerful Italian Jewel Brand

A illycaffè, empresa global de café reconhecida pela qualidade sustentável, conquistou o terceiro lugar na primeira edição do Most Power Italian Jewel Brand, o ranking das marcas nascidas na Itália avaliadas de acordo com o indicador Demand Power da Kantar BrandZ, que expressa a força de uma marca em gerar predisposição nos consumidores.