105 views 7 mins

AgroNews 19/03/2025

em Agronews
terça-feira, 18 de março de 2025

Parceria da Fundação BB e Cooperbio viabiliza construção de biofábrica no RS

A 8ª Festa da Semente Crioula e a 3ª Feira de Economia Solidária foram realizadas no último sábado (15) na Cooperativa Camponesa (Cooperbio), em Seberi (RS), reunindo agricultores, autoridades, pesquisadores e representantes de diversos movimentos sociais. Um dos pontos altos da programação foi a solenidade de lançamento da pedra fundamental da biofábrica GEASOL, que será construída na área da cooperativa. A estrutura será viabilizada através de um convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a Cooperbio, consolidando a atuação da cooperativa no desenvolvimento e produção de bioinsumos. Kleytton Morais, presidente da Fundação BB, enfatizou a importância do projeto para a transição agroecológica, destacando que essa iniciativa é um dos primeiros projetos implementados após a criação do Programa Nacional de Redução e de Métodos Alternativos de Produção Alimentar. “Este é um marco importante na produção de insumos sustentáveis para a agricultura familiar na região”, disse.

Novo Modelo de Financiamento Rural

A Simple Token, startup brasileira, tem sido um dos principais agentes de mudança ao consolidar a tokenização de vacas leiteiras como uma solução eficaz para desburocratizar o acesso ao crédito e empoderar produtores de todos os portes. A tecnologia blockchain garante a segurança e a transparência das operações, criando um ambiente de negócios mais justo e eficiente. Com a promessa de simplificar o acesso ao crédito e impulsionar o agronegócio, a Simple Token aposta em um modelo de financiamento onde a tecnologia é a principal ferramenta para conectar produtores e investidores. A solução combina duas tecnologias de ponta: a blockchain e o monitoramento inteligente. A blockchain garante a segurança e a transparência dos dados, tornando-os imutáveis e à prova de fraudes. O monitoramento em tempo real, realizado em parceria com a COWMED, fornece informações precisas sobre a saúde e o bem-estar dos animais, permitindo que os produtores gerenciem seus rebanhos de forma mais eficiente e sustentável (https://www.simpletoken.com.br/tokensparaagro).

Palestra “A participação da juventude nas políticas públicas e no agronegócio”

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) participa da 11ª edição do Startup Day, que acontece simultaneamente nos municípios do interior paulista de Assis, Garça, Marília, Pompéia, Tarumã e Tupã. O evento, que acontece neste sábado (22/03), das 9h às 19h, idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com outros atores do ecossistema de inovação, conta com uma programação que reúne palestrantes de referência em empreendedorismo e inovação. O coordenador do Programa Agro Jovem da SAA e membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), Luiz Eduardo D’Urso será um dos palestrantes com a temática: A participação da juventude nas políticas públicas e no agronegócio, no município de Pompéia. O Agro Jovem lançado pela Secretaria de Agricultura de SP em 2024, prevê políticas públicas para integrar as novas gerações ao campo, reduzindo o êxodo rural e garantindo a sucessão familiar (https://www.sympla.com.br/evento/startup-day-assis/2829984?referrer=www.assiscity.com).

Conab prorroga prazo para inscrições de projetos do PAA até fim de março

O prazo para as organizações familiares inscreverem propostas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi prorrogado para o fim do mês de março. Com isso, os agricultores e agricultoras familiares terão até o próximo dia 31 para transmitir os projetos de Compra com Doação Simultânea (CDS) para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Essa prorrogação para o envio dos projetos visa ampliar as oportunidades das organizações da agricultura familiar para entrega da sua produção para atendimento da população em situação de insegurança alimentar e nutricional (https://www.conab.gov.br/agricultura-familiar/paanet).

Sindirações participa do Workshop de Avaliação de Riscos na Holanda

O Sindirações esteve presente no Workshop Internacional sobre Avaliação de Riscos em Alimentação Animal – Segurança Química com o coordenador de assuntos regulatórios, Bruno Caputi. Organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente dos Países Baixos (RIVM) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o workshop revisitou o cenário da avaliação de risco de segurança de alimentação animal com foco em contaminantes na ração, e seu papel nas políticas de segurança de alimentação animal em diferentes países e regiões do mundo, bem como em organizações intergovernamentais (https://www.rivm.nl/en/food-safety/international-workshop-feed-risk-assessment-chemical-safety).

Nestlé Brasil adere à COBEA para ajudar a impulsionar avanços no bem-estar animal

A Nestlé Brasil é o mais recente membro da Colaboração Brasileira de Bem-estar Animal (COBEA), iniciativa de cooperação pré-competitiva inédita no sul global, criada em 2024 pela startup certificadora Produtor do Bem com o propósito de promover bem-estar animal no Brasil. A multinacional suíça se junta a outros sete importantes atores da cadeia de proteína animal brasileira – Grupo IMC (International Meal Company), Special Dog Company, Minerva Foods, JBS Brasil, Planalto Ovos, Mantiqueira Brasil e Danone Brasil – que já fazem parte da associação.