122 views 9 mins

AgroNews 15 a 17/10/2022

em Agronews
sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Inovação potencializa uso de biocarvão como fertilizante na agricultura

Pesquisa desenvolvida pela Embrapa Rondônia (RO), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Univaersidade de Santiago de Compostela (USC), da Espanha, resultou em uma inovação que simplifica e agiliza a obtenção do biocarvão (biochar). Esse material vem mostrando bom potencial para geração de fertilizantes organominerais (obtidos a partir de matérias-primas de origem animal e vegetal), que podem ajudar o Brasil a reduzir a dependência de produtos importados. A nova tecnologia reduz de três para uma etapa a produção do biocarvão, porque o processo de combustão já incorpora partículas do solo, diferentemente dos convencionais, nos quais os carvões produzidos precisam ser primeiro ativados, para, depois, se misturarem ao solo. O estudo apontou ainda potencial de ganhos ambientais para o solo, a partir da utilização do composto organomineral como veículo para aplicação de fertilizantes.

Treinamento técnico em zootecnia na USP de Pirassununga

Uma vaga de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto “Abordagem metabolômica para melhora da maciez da carne de bovinos Nelore: o conceito de metabotype e biomarcadores”. O prazo de inscrição acaba no sábado (15/10).

O projeto é desenvolvido na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP), campus de Pirassununga, com o objetivo de avaliar o desempenho reprodutivo das vacas, a metabolômica do plasma e o desempenho de bezerros Nelore progênies de touros com marcadores genômicos para maciez da carne.

O bolsista acompanhará a rotina das estações de monta de bovinos de corte e de nascimento dos bezerros, auxiliando na execução das boas práticas de manejo durante essas etapas, incluindo a coleta e preparo de amostras de sangue para análise metabolômica, coleta de fenótipos, análise de dados, redação de resumos e artigos científicos para publicação.

Os interessados devem enviar e-mail para a professora Nara Regina Brandão Cônsolo ([email protected]) e anexar à mensagem: carta de recomendação, currículo Lattes atualizado e histórico escolar, todos em formato PDF.

Livro aponta a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos em São Paulo

A agricultura familiar é praticada em 65% das propriedades rurais paulistas. O percentual corresponde a 122.555 estabelecimentos agrícolas. Mas esse enorme contingente ocupa apenas 13% da área rural recenseada no Estado. “Nesses 13% são produzidos 50,6% do leite, 31% do tomate, 30% da carne, 28,8% da farinha de mandioca e 23,5% do café”, diz a pesquisadora Vanilde Esquerdo, professora da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Feagri-Unicamp).

Em parceria com Regina Camargo (Universidade Estadual Paulista) e Ricardo Borsatto (Universidade Federal de São Carlos), Esquerdo organizou o livro Agricultura familiar e políticas públicas no Estado de São Paulo, recentemente publicado pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (Edufscar) com apoio da FAPESP.

Além dos três organizadores, a obra, com 524 páginas, reuniu trabalhos de 35 outros pesquisadores, das principais universidades e de outras instituições paulistas. “Esse livro não demonstra apenas a importância da agricultura familiar no Estado. Demonstra também o grande peso da pesquisa acadêmica dedicada ao tema”, afirma Esquerdo.

Safra de trigo deve alcançar 10,9 milhões de toneladas em novo recorde

Imagem: CarlottaSilvestrini_de Pixabay_CANVA

A produção de trigo deve bater recorde em 2022. Segundo a consultoria Safras & Mercado, a safra deve alcançar 10,9 milhões de toneladas, aumento de 400 mil toneladas em comparação com a estimativa anterior.No ano passado a colheita resultou em 7,7 milhões de toneladas, porém o clima favorável gerou a expectativa para uma quantidade maior neste ano. De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, “a alta se deve não apenas ao clima favorável, mas também à participação dos fertilizantes especiais (solo, folha e tratamento de sementes) para garantir o aumento do teto produtivo das culturas”. As condições climáticas em algumas regiões, no entanto, ajudaram a reformular as expectativas. No Paraná, segundo maior produtor da temporada, a colheita já alcançou 4,2 milhões de toneladas em comparação aos 3,9 milhões do ano anterior. Os números para o Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, se mantiveram em 5,1 milhões de toneladas.

Solução para agronegócio

A Embratel anuncia parceria com o Broto para comercialização da oferta Campo Conectado. O serviço busca aumentar a conectividade e habilitar a inovação no agronegócio, disponibilizando cobertura móvel 5G, 4G, CAT-M e NB-IoT. A partir da instalação de antenas, o Campo Conectado leva a rede móvel para dentro da propriedade rural, permitindo o acesso e uso das mais modernas tecnologias para o segmento. A solução já está disponível no Broto, ecossistema digital do Banco do Brasil em parceria com a BB Seguros, que foi criado para ajudar o setor na expansão de seus negócios. O acordo reforça a categoria Conectividade Rural da plataforma, que ainda dispõe de vantagens para a contratação da solução, fornecendo ao produtor rural acesso facilitado ao crédito/serviços do Banco do Brasil e às proteções da BB Seguros.
“Com o Campo Conectado, a Embratel busca levar o agronegócio ao próximo nível de digitalização, tornando as operações mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, acelerando o desenvolvimento do País”, afirma Marcello Miguel, Diretor-Executivo de Marketing e Negócios da Embratel.

Foxbit anuncia listagem do token Coffee Coin em sua plataforma

A Foxbit anuncia a listagem do token Coffee Coin, que é baseado no café, com o valor garantido pela Minasul, uma cooperativa com mais de 60 anos de tradição no mercado. Desenvolvido como stablecoin, cada Coffee Coin é gerado com a mesma equivalência a um quilo de café verde tipo 6/7 Bebida Dura, com 15% de catação (padrão standard para commodity) garantido pelo estoque da Minasul. Além disso, possui, como base de emissão, o armazenamento em ativos físicos.

Controlar os componentes, as receitas e os lotes da alimentação nas fazendas

A Weightech Agro trouxe para o Brasil, uma novidade tecnológica para a implementação de sistemas voltados para as fazendas inteligentes. Se trata do FarmChef, um novo sistema de gerenciamento de alimentação de precisão em fazendas, que é baseado em um aplicativo, podendo ser controlado diretamente pelo smartphone. Com uma interface moderna, esta solução permite que o usuário possa gerenciar instantaneamente novos componentes, receitas, grupos e lotes na composição da ração animal.