107 views 6 mins

AgroNews 13/05/2023

em Agronews
sexta-feira, 12 de maio de 2023

Qualificações para novos profissionais

Para a Prof. Dra. Carla Voltarelli, coordenadora do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Facens, o avanço da tecnologia, que gera soluções inovadoras e sustentáveis para a produção, permite que o agro alcance níveis cada vez mais altos de desempenho. “Hoje, o agronegócio representa quase 30% do PIB brasileiro e emprega mais de nove milhões de pessoas”, comenta . A especialista ressalta que essa alta gera milhares de oportunidades de emprego em diversas áreas dentro do setor. Um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostra que a população ocupada (PO) no agronegócio totalizou 19 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2022 — um aumento de 4,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Dentre os segmentos do agro, os destaques de contratações de pessoas foram nas áreas de agroindústrias (+371.98 mil) e agrosserviços (+605.73 mil), frente ao mesmo período do ano passado (https://facens.br/).

Índice de Compra de Fertilizante continua favorável ao agricultor

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de abril fechou em 0,96, ante 0,97 de março. O cenário é o mais favorável dos últimos 22 meses para o produtor rural, já que quanto menor o indicador, melhor é a relação de troca – e revela boa rentabilidade para o produtor rural. Seguindo os meses anteriores, o fertilizante foi o fator que mais impactou na composição do índice, com queda média de aproximadamente 7%, liderada pelo superfosfato simples e seguida pelo fosfato monoamônico, cloreto de potássio e ureia. A correção no preço dos fertilizantes resume-se em função de uma postergação da safra nos hemisférios Norte e Sul. As commodities, por sua vez, registraram aumento médio de 1,7% em relação a março, refletindo a apreensão do mercado sobre a produção de açúcar no cenário mundial. Países como China, Tailândia, Índia e Europa enfrentaram problemas de produção desta commoditie, enquanto o Brasil aguarda a evolução da safra (Fonte: www.mosaicco.com.br).

Campanha busca impulsionar vendas e ampliar consumo per capita do fruto no Brasil

AI/Associação Abacates do Brasil

Visando aproveitar o crescimento do avocado no Brasil e a supersafra do produto no primeiro trimestre desse ano, a Associação Abacates do Brasil lançou a campanha “Partiu Avocado”, tendo a cidade de São Paulo (SP) como principal praça de atuação. A nova campanha destaca que o avocado hass, uma variação do abacate que é mais resistente, com casca mais escura e polpa mais consistente, é um fruto acessível e versátil. A campanha “Partiu Avocado” tem perfil híbrido e multimídia, com entregas que incluem um filme publicitário para TV, exibido nos intervalos comerciais da TV Bandeirantes na região metropolitana de São Paulo. Também fazem parte do pacote alguns assets digitais e publicidade out-of-home, a exemplo de busdoor, conteúdos orgânicos para redes sociais e vídeos de receitas a serem postados no canal do Amo Abacate no YouTube.

Condições diferenciadas para clientes do agronegócio

O Banco Mercedes-Benz do Brasil (BMB) preparou para clientes do agronegócio uma campanha especial para caminhões da marca Mercedes-Benz, com parcelas intermediárias nos meses de safra e parcelas reduzidas nos períodos de entressafras, adequando-se ao fluxo de caixa dos clientes. “As permite alinhar o fluxo de pagamentos conforme a sazonalidade das safras”, diz Raquel Assis, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos do BMB.

Soluções de embalagens em eventos de alimentos, bebidas e produtos frescos

A Termotécnica estará expondo as linhas DaColheita (frutas, legumes e verduras), IceBox (pescados) e a nova GoPack (embalagem modular e universal para bebidas) na APAS SHOW 2023, feira de alimentos, bebidas e supermercadista, no Expocenter Norte, em São Paulo (SP), de 15 a 18 de maio. Na imagem, ao centro, Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS com o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira e executivos Comercial e de Marketing da companhia.

Sompo firma parceria com AgTech Garage

A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, acaba de firmar uma parceria com o AgTech Garage, hub de inovação especializado no agronegócio que faz parte do network PwC. A parceria tem como objetivo fomentar a inovação aberta para o desenvolvimento de soluções que agreguem valor aos seguros voltados ao agronegócio, segmento em que a companhia tem expressiva atuação (www.sompo.com.br).