211 views 6 mins

AgroNews 10/12/2025

em Agronews
terça-feira, 09 de dezembro de 2025

Reconhecida com a certificação Selo Social de Itajaí pelo terceiro ano consecutivo

A TKMS Estaleiro Brasil Sul conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Social de Itajaí, certificação que destaca empresas comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e humano. Nesta edição de 2025, que recebeu 720 projetos inscritos e selecionou 470 para concorrer ao reconhecimento oficial, a companhia obteve sete iniciativas aprovadas, totalizando dez selos – todos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os projetos do estaleiro contemplam energia limpa, gestão florestal, compliance, educação ambiental, comunicação social, gerenciamento de resíduos, qualidade de vida e empregabilidade feminina. Cada uma dessas ações reafirma o compromisso da empresa com práticas sustentáveis, inclusão, ética e impacto positivo para seus colaboradores e a comunidade (www.tkmsgroup.com).

Myriota lança HyperPulse™

A Myriota anuncia a disponibilidade geral da HyperPulse, uma plataforma de conectividade global e altamente escalável que simplifica para parceiros da indústria a criação, implantação e expansão de soluções IoT em qualquer lugar do planeta. A rede estará disponível a partir de 15 de dezembro no Brasil, Estados Unidos, México, Austrália e Arábia Saudita. Disponível desde o início do ano para early adopters, a solução já atende clientes de diversos segmentos, com ampla aplicação em monitoramento ambiental, monitoramento de óleo e gás, rastreamento de ativos e rastreamento de animais. A HyperPulse é projetada e operada pela Myriota, combinando a arquitetura 5G NTN da empresa com capacidade em banda L alugada da Viasat. A camada exclusiva de otimização da rede permite ajustar dinamicamente o desempenho da conectividade, como latência e volume de dados, em resposta à demanda do cliente ou a condições ambientais. O resultado é uma plataforma global e escalável que torna simples para parceiros de indústria criar, implantar e expandir soluções IoT em qualquer lugar.

Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio

Renato Buranello, presidente do IBDA, realizador do Congresso: é imprescindível aprimorar a gestão de riscos no agronegócio

Os novos instrumentos de crédito e de seguro rural, capazes de mitigar perdas e proteger produtores em cenários de instabilidade econômica ou climática; a regulamentação e execução da reforma tributária; a governança rural e a insolvência da produção são alguns dos temas da sexta edição do Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, uma realização do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio – IBDA. O evento acontecerá no dia 30 de março de 2026 no Hotel Renaissance, em São Paulo, reunindo especialistas, autoridades públicas e representantes da iniciativa privada para debater os principais desafios que impactam o futuro do agro brasileiro. O evento será realizado das 9h às 18h no Hotel Renaissance São Paulo, na Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista, São Paulo. Mais informações sobre inscrições e detalhes da programação podem ser obtidas no site oficial do evento: https://congressodireitoagro.com.br/]

Mercado floricultor deve encerrar 2025 com crescimento entre 6 e 8%

O setor de floricultura no Brasil segue em trajetória de expansão e deve manter o ritmo de crescimento nos próximos anos. Segundo Renato Opitz, diretor do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura, 2025 deve registrar um crescimento entre 6% e 8% em relação a 2024. Já para 2026, a estimativa é de uma elevação adicional de 6%, demonstrando a consolidação do mercado e a ampliação contínua da demanda por flores e plantas ornamentais no país.

Vinícola Góes se destaca na 1ª Seleção de Vinhos de BRS Lorena com três medalhas

Fábio Góes, enólogo do Grupo Góes.

A força e o potencial da uva BRS Lorena ganharam destaque nacional durante a 1ª Seleção de Vinhos de BRS Lorena, que reuniu 79 amostras de 51 vinícolas de seis estados brasileiros. A Vinícola Góes foi uma das protagonistas da estreia do concurso, conquistando três medalhas, duas de Ouro e uma de Grande Ouro.

Exportações firmes garantem fôlego ao mercado de boi

As exportações firmes de carne bovina seguem sendo o principal pilar de sustentação do mercado em um período de maior oferta de animais terminados, segundo o Agro Mensal do Itaú BBA. O IBGE apontou que os abates cresceram 7% no terceiro trimestre, com destaque para setembro, que registrou alta de 13% na comparação anual. Dados preliminares do Serviço de Inspeção Federal (SIF) sugerem que outubro manteve ritmo intenso, com avanço próximo de 15% frente ao mesmo mês do ano anterior.