134 views 6 mins

AgroNews 08/07/2023

em Agronews
sexta-feira, 07 de julho de 2023

Copersucar lança campanha para evitar incêndios no campo

A Copersucar e as suas usinas associadas, distribuídas em quatro estados (SP, MG, PR e GO), lançaram, neste mês, mais uma edição da Fogo Zero, campanha de conscientização no combate a incêndios no campo. O trabalho busca cuidar de áreas produtivas de cana-de-açúcar e de vegetação nativa que abrangem uma área de aproximadamente 11 mil quilômetros quadrados, incluindo a preservação de recursos hídricos, da qualidade do ar, da biodiversidade e das comunidades onde atuam. De acordo com Dalbi Arruda, diretor de sustentabilidade, pessoas e comunicação da Copersucar, o objetivo é orientar a população sobre as atitudes para evitar que surjam focos de incêndio, denunciar queimadas criminosas e informar sobre os procedimentos no caso de ocorrência. “É um trabalho amplo que vai desde os milhares de colaboradores das usinas, passando pelo importante apoio das secretarias estaduais, até chegar à sociedade local, mostrando a força da comunicação e a importância de unir esforços neste combate”.

Portal Conecta Marfrig oferece mais de 100 cursos de atualização para colaboradores

A Marfrig – líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo – começou a oferecer, no fim de junho, cursos on-line gratuitos para os colaboradores de todas as suas unidades brasileiras, por meio do portal Conecta Marfrig. O objetivo é promover atualização e treinamento em temas como compliance, sustentabilidade, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), segurança do trabalho e tecnologia. Mais de 100 cursos são disponibilizados. Os obrigatórios são definidos pelo gestor de cada área, a partir das diretrizes da administração. Já os livres são abertos a todos e escolhidos pelo colaborador a partir de seus interesses, necessidades, gostos e aptidões. Em ambiente 100% digital e interativo, os cursos são realizados pelo sistema de gestão de aprendizagem LMS. “O portal de treinamento Conecta Marfrig nasceu da variabilidade de demandas por formação profissional e sociocultural de nossos colaboradores. Estamos sempre atentos a isso”, diz Jairo Agosta, gerente de RH da Marfrig.

Franquia de crédito rural expande seus negócios

A Sonhagro, principal franquia no segmento de crédito rural, fundada por Romário Alves em 2013, possui um modelo de negócio inovador que inclui suporte técnico e treinamento. A rede se tornou um nome confiável no setor e é credenciada pelas principais instituições financeiras do Brasil, possuindo um sistema de gestão próprio, estratégia de marketing, equipe operacional para os franqueados e iniciativas de fortalecimento da marca, tornando-se uma excelente oportunidade de investimento para aqueles que buscam autonomia empresarial, com baixo custo e alta rentabilidade. Em 2022, a Sonhagro obteve um crescimento notável de 35,9% em relação ao ano anterior, alcançando uma receita de mais de R$1,2 milhão e abrindo 44 novas unidades. Em 2023, a franquia focou em criar novos canais de suporte para os franqueados, aprimorar seus programas de treinamento e expandir sua gama de serviços para incluir o crédito consignado, seguros, consórcios, financiamento de veículos e outros serviços. Essas medidas ajudaram os franqueados a aumentar sua receita durante períodos sazonais.

Anuário da Cerveja 2022

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) divulgou o Anuário da Cerveja 2022, publicação oficial sobre o setor no país com dados como quantidade de cervejarias e produtos registrados, sua distribuição nos estados e municípios e o balanço de importação e exportação. Em 2021, o documento apontou um crescimento de 12% na quantidade de cervejarias no Brasil que, com o incremento de 166 estabelecimentos, chegou à marca histórica de 1.549 fábricas.

Geotecnologia aplicada na agricultura gera dados cada vez mais precisos

Durante o 16º Congresso Nacional da Bioenergia, em Araçatuba/SP, a GAtec apresentou plataforma completa que usa geoprocessamento e inteligência artificial para fornecer informações sobre suas soluções que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões (https://gatec.com.br/).

Reconhecimento internacional

A Tetra Pak foi reconhecida internacionalmente devido à sua oferta de serviços à indústria de alimentos e bebidas. A Kepner Tregoe conferiu à Tetra Pak o Global Excellence Award 2023, levando em consideração o foco da companhia em oferecer soluções que proporcionam aumento de eficiência e redução de perdas na produção, desde a matéria-prima até o uso racional de água e o correto descarte de resíduos. O reconhecimento à Tetra Pak se deu por sua capacidade de implementação de métodos de resolução de problemas na fabricação de embalagens de alimentos.