266 views 7 mins

AgroNews 07/10/2023

em Agronews
sexta-feira, 06 de outubro de 2023

Curso de Gestão Rural e Empreendedorismo

O Instituto Crescer Legal, primeira instituição brasileira a oferecer uma formação sobre empreendedorismo e gestão para jovens do meio rural por meio da Lei de Aprendizagem, anuncia as novas turmas para 2024 e amplia as atividades para jovens do Paraná no próximo ano. São João do Triunfo, no sudeste paranaense, sediará a primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Já em Santa Catarina, o Instituto Crescer Legal terá atividades no município de Itaiópolis. No Rio Grande do Sul estão confirmadas turmas em cinco municípios: Agudo, Gramado Xavier, Novo Cabrais, São Lourenço do Sul e Vera Cruz. Cada turma terá de 20 a 24 vagas e o curso será realizado de março a dezembro de 2024. As atividades serão no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira, durante 4 horas diárias, com uma carga total de 800 horas. Além da remuneração prevista pela Lei da Aprendizagem, proporcional às 20 horas semanais do curso, será oferecido uniforme e material didático, transporte escolar e alimentação conforme necessidade, bem como certificação ao final do curso (https://bit.ly/3SgGdeu).

1º Congresso Cerealista Brasileiro

Com a objetivo de fomentar discussões construtivas para o setor cerealista e para o agronegócio brasileiro, a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) realiza o 1º Congresso Cerealista Brasileiro, um evento que promete reunir autoridades públicas e importantes nomes do agro nacional. Com o tema Oportunidades em Todos os Campos, o 1º Congresso Cerealista Brasileiro será uma oportunidade única para prestigiar um evento histórico do setor, conferir palestras com grandes nomes, presenciar o lançamento de novas plataformas de negócios, realizar networking e fomentar parcerias. Na programação do evento, constam palestras e debates sobre temas muito importantes para o setor cerealista e para a cadeia produtiva nacional, como armazenagem, crédito, sustentabilidade e reforma tributária. Além disso, empresas de grande representatividade no mercado brasileiro e forte atuação no agronegócio integram o time de palestrantes e de expositores, como Bayer, BTG Pactual, Abiove, ANEC, Agrosafe Seguros, It’s Seg Company, Solubio, Fretac, BRDE e SENAI ([email protected]).

Encontro em Maringá debate oportunidades para mulheres no agronegócio

O protagonismo das mulheres no agronegócio será tema de um evento especial em Maringá, que reunirá produtoras, docentes e pesquisadoras na próxima quarta-feira (11), das 9h às 11h, no Auditório da Uningá. O encontro, organizado pela Alltech e Alltech Crop Science, acontecerá em celebração ao Dia Internacional da Mulher Rural, comemorado em 15 de outubro. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem objetivo de reforçar o papel delas na produção de alimentos. Com entrada gratuita, a programação será aberta ao público em geral. Os universitários que se inscreverem pelo formulário https://forms.office.com/r/EjJG61JCRb receberão certificado para horas complementares. O encontro será dividido em dois painéis. A proposta é exaltar a força feminina no campo a partir da visão de diferentes profissionais. Com a temática “Oportunidades na indústria e no campo para as mulheres”, o primeiro painel abordará essa presença na ótica de profissionais da agroindústria.

Marfrig participa, na Alemanha, da feira de alimentos e bebidas Anuga

A Marfrig participará da feira Anuga, na cidade de Colônia, na Alemanha, entre 7 e 11 de outubro. Realizada a cada dois anos, a Anuga é um dos principais eventos de alimentos e bebidas da Europa e do mundo. O tema desta edição é crescimento sustentável — caminhos e soluções possíveis, em âmbito global, para conciliar crescimento econômico e sustentabilidade ambiental. Em seu estande de 135m², a Marfrig receberá grandes compradores internacionais e prospectará clientes para apresentar, detalhar e atualizar seu portfólio, com destaque para os produtos industrializados e com marca.

Prêmio por melhor produção de ovos por fêmea alojada em MG

A Cobb-Vantress premiou a Granja Brasília por melhor desempenho de Produção de Ovos por Fêmea Alojada em Minas Gerais durante seu tradicional Prêmio de Melhores Lotes Regionais, que avalia os números de ovos totais e o índice de eclosão até a idade de 65 semanas. Este concurso elege as empresas com as melhores médias em cada região atendida pela companhia. A premiação realizada pela Cobb-Vantress envolve seus clientes, levando em conta critérios técnicos e objetivos.

Novo biomaterial leva medicamento diretamente ao intestino de peixes

Um novo biomaterial desenvolvido na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) pode ajudar a resolver dois problemas de uma só vez. A biopartícula pode carrear medicamentos diretamente ao intestino de peixes, ajudando a enfrentar a resistência microbiana aos antibióticos convencionais, por exemplo. Além disso, mostrou-se altamente palatável aos animais, o que pode aumentar a efetividade dos tratamentos e reduzir o desperdício e a poluição inerentes à administração de medicamentos para peixes (Fonte: Fapesp).