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AgroNews 07/04/2023

em Agronews
quinta-feira, 06 de abril de 2023

Parceria para digitalização do agronegócio

A AgTech Supercampo, formada pelas cooperativas sócias Agrária, Alfa, Capal, Castrolanda, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar, acaba de anunciar uma parceria com a VTEX e a TOTVS. Depois de implementar os Balcões Digitais e o marketplace nas 12 sócias fundadoras da Supercampo, chegou a vez de disponibilizar os serviços para outras cooperativas agroindustriais de todo o território nacional, fortalecendo assim o poder do agronegócio. E, além do conhecimento da Supercampo, os clientes contarão com uma novidade: o diferencial das plataformas VTEX contratadas por intermédio da TOTVS. Além dos benefícios para os usuários que navegarem pela loja digital, as cooperativas também têm a oportunidade de digitalizar seus estoques, vendendo em diferentes canais do marketplace www.supercampo.com que conta com mais de 120 mil produtos disponíveis, mais de 400 lojistas parceiros e cerca de 80 mil cooperados das 12 cooperativas sócias.

AGRISHOW 2023

A Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece entre os dias 1 e 5 de maio, em Ribeirão Preto/SP, em novo horário, das 9h às 18h, ressaltará a pujança do agronegócio brasileiro para atender as demandas por alimentos, fibras e energia sustentável no mercado interno e externo. Durante coletiva de imprensa, Francisco Matturro, presidente da Agrishow 2023, afirmou que a feira é dedicada a todos os tamanhos de propriedades e prioriza esse relacionamento entre os produtores e as empresas. “O produtor, por ser usuário, traz informações importantes para que as indústrias possam aprimorar seus produtos e máquinas e desenvolver novas tecnologias, a fim de atender as suas demandas. Por isso, na Agrishow temos os principais lançamentos para as pequenas, médias e grandes propriedades, estimulando a realização de negócios” (www.agrishow.com.br).

Agro Amazônia abre 60 vagas para profissionais do agro de todo o Brasil

A Agro Amazônia, empresa subsidiária da Sumitomo Corporation e líder em insumos agropecuários no Brasil, iniciou no último dia 15 a divulgação do processo seletivo “Novos Talentos’’, um programa da companhia que abre portas para profissionais recém-formados que buscam iniciar suas carreiras em uma das empresas com maior presença no mercado brasileiro. Ao total, 60 vagas serão disponibilizadas aos recém formados que compartilham o amor pelo agronegócio e buscam por um espaço de inovação e experiências desafiadoras. As vagas serão divulgadas presencial em algumas universidades do país, mas os candidatos já podem cadastrar o currículo pelo site da instituição (https://carreiras.agroamazonia.com/content/Inscreva-se/?locale=pt_BR).

Agroleite 2023: Evento lança campanha marcando futuro

Na última semana, a organização do Agroleite, maior evento da cadeia do leite da América Latina, lançou a campanha da edição de 2023: “Conectando o futuro do leite”, pautada em inovação, empreendedorismo, tecnologia, cultura, negócios, transformação, ousadia e futuro. a campanha vai evidenciar o momento do Agroleite. “Estamos entrando numa nova fase do projeto como um todo. Estamos investindo em infraestrutura, logística, comunicação e gestão”, argumenta Leila Dione, Gerente do Agroleite.

Nos últimos três anos, o agro no Brasil, gerou 359,6 mil empregos formais

Entre 2019 e 2022, o universo agro registrou um desempenho positivo, e bem acima dos demais setores econômicos nacionais. Em números: nesse período, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), acumulou alta de 29,2%. A Agroindústria, por sua vez, não chegou a registrar crescimento, porém, manteve-se estável (0%), ao contrário da Indústria Geral, que contraiu 1,4%, de acordo com os dados do Índice de Produção Agroindústrial (PIMAgro), do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro).

Liberação do crédito rural alcança R$ 267 bilhões em nove meses

O desembolso do crédito rural totalizou R$ 267,5 bilhões no Plano Safra 2022/23, no período de julho/2022 até março/2023. Os financiamentos de custeio tiveram aplicação de R$ 160 bilhões. Já as contratações das linhas de investimentos totalizaram mais de R$ 72,7 bilhões. As operações de comercialização atingiram R$ 21,7 bilhões e as de industrialização, R$ 13 bilhões. Os valores contratados pelos pequenos e pelos médios produtores foram, respectivamente, de R$ 43 bilhões no Pronaf e de R$ 40 bilhões no Pronamp.