
Diversidade de vozes e experiências ao maior encontro nacional sobre gestão das águas
Com cerca de 60 integrantes representando os 14 Comitês de Bacias Hidrográficas Estaduais, a delegação da Bahia marcará presença no 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que acontece entre os dias 8 e 13 de setembro, em Vitória (ES). A expectativa é fortalecer o intercâmbio de ideias, refletir sobre os desafios da gestão participativa da água e ampliar a presença baiana em debates estratégicos sobre crise climática, governança e sustentabilidade hídrica. A delegação baiana é composta pelos três segmentos dos Comitês de Bacias — poder público, usuários da água e sociedade civil — e está confirmada em diversos painéis do evento, com representantes atuando como moderadores e palestrantes. A programação inclui temas como mudanças climáticas, monitoramento inteligente da água, usos não consuntivos, mediação de conflitos e justiça climática. A programação completa está disponível em: https://www.even3.com.br/26-encob-575839/.
Safra 2025/26 inicia com relações de troca desfavoráveis no mercado de fertilizantes
O Brasil inicia a safra 2025/26 em um dos cenários mais desafiadores dos últimos anos no mercado de fertilizantes, marcado por relações de troca bastante desfavoráveis. De acordo com a StoneX, empresa global de serviços financeiros, esse movimento é observado em outros países e tende a pressionar as margens dos agricultores e colocar em dificuldades os produtores que não possuem um bom gerenciamento de custos e de risco. Segundo o analista de Inteligência de Mercado, Tomás Pernías, a última vez em que a relação de troca atual foi observada ocorreu em 2022, ano em que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia eclodiu e os preços dos fertilizantes dispararam. No caso do MAP (fosfatado), 2025 tem sido um ano de oferta global apertada, com disputa acirrada entre compradores. De acordo com o analista, os preços permaneceram elevados e, somados às cotações enfraquecidas da soja, resultaram em algumas das piores relações de troca já registradas.
Nova geração de bioinsumos aumenta produtividade da soja em 4,6 sacas por hectare

Nos últimos dois anos, a Biosphera, empresa brasileira desenvolvedora de biossoluções, realizou mais de 100 ensaios com a cultura da soja em diferentes regiões do Brasil para avaliar a eficiência da combinação dos produtos BioStart + BioAction Power + Nitrosphera. Os resultados comprovam ganhos consistentes, com incremento médio de 4,6 sacas por hectare. Estes experimentos foram conduzidos em nove estados, abrangendo diferentes tipos de solo, climas, biomas, épocas de plantio e genéticas de soja, o que garante robustez e representatividade às análises. Somadas, essas regiões representam mais de 40 milhões de hectares de soja no país. O solo agrícola deixou de ser visto apenas como suporte físico das plantas. Hoje, é reconhecido como um ecossistema dinâmico e complexo, onde bilhões de microrganismos interagem com raízes, minerais e matéria orgânica.
Estimativa de produção para soja e milho 2025/26 segue inalterada
A estimativa para a safra de soja e do milho da primeira safra 2025/26, para este mês de setembro, segue inalterada, de acordo com relatório da StoneX, empresa global de serviços financeiros. Para a soja, que ainda não começou a ser plantada, a expectativa é de safra recorde, com produtividade também recorde, de 178,2 milhões de toneladas. No caso do milho da primeira safra, a produção está estimada em 25,6 milhões de toneladas, o que representa um pequeno aumento de 0,5% em relação ao volume do ciclo anterior.
Expofeira abre com expectativa de movimentar R$ 1 bilhão em negócios sustentáveis

Durante nove dias, o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá (AP), recebe a maior vitrine de negócios da Amazônia: a 54ª Expofeira do Amapá. A programação foi aberta no sábado, 30, celebrando a marca dos 100 mil empregos formais no Amapá e a geração de R$ 1 bilhão em negócios sustentáveis.
MAQMOB apresenta novidades da linha Komatsu e Bomag na ExpoInter 2025
A MAQMOB, rede de lojas de máquinas e equipamentos de linha amarela da AUTOMOB, maior e mais diversificado grupo de concessionárias do Brasil, participa da ExpoInter 2025, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, localizado no KM 257 da BR-116 (via lateral), em Esteio (RS). Com estande próprio, a marca levará ao público a confiança e credibilidade de sua linha de produtos, reforçando também o cuidado e a atenção no atendimento como diferenciais de mercado.
*******************************************************************
Prezado(a) leitor(a),
Gostaríamos de convidá-lo(a) a participar de uma breve pesquisa. Suas respostas nos ajudarão a entender melhor o perfil de nossos leitores e a direcionar nossos esforços para oferecer o melhor jornalismo de negócios.
PESQUISA JORNAL EMPRESAS E NEGÓCIOS



