216 views 7 mins

AgroNews 02/12/2023

em Agronews
sexta-feira, 01 de dezembro de 2023

Sindirações participa das reuniões globais na sede da FAO em Roma

O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações participou, ao longo de novembro, de uma série de eventos e reuniões na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália, representado por Roberto Betancourt, membro do conselho de administração, e por Bruno Caputi, Coordenador de Assuntos Regulatórios. Ao longo da jornada na FAO, Bruno Caputi foi aprovado por unanimidade para chefiar o pilar regulatório global da IFIF. Já Roberto Betancourt apresentou a palestra “Principais desenvolvimentos na indústria de alimentações no Brasil”, que abordou tópicos sobre: o território brasileiro e seus seis diferentes biomas, cada um com seu típico específico de clima, vegetação e fauna; a sustentabilidade da indústria brasileira de alimentação, baseada nos princípios de mercado sem subsídios governamentais; o potencial do agronegócio brasileiro; e a liderança brasileira em bioinsumos.

Compra de insumos agrícolas em plataformas online cresce

Segundo uma pesquisa de Agricultura Digital no Brasil, realizada pela Embrapa, Sebrae e INPE, 84% dos agricultores brasileiros já utilizam pelo menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola. Das 750 pessoas da área que participaram do estudo, como agricultores, empresas e prestadores de serviço, 40% delas afirmaram que usam a internet como canal de compra e venda. No cenário da compra de insumos, isso também cresce. Mesmo diante dos momentos de incertezas, quando boa parte do setor de distribuição de insumos sofre com a diminuição nas vendas, queda nos preços e até mesmo prejuízo com os altos estoques, empresas do setor, como a Orbia, uma plataforma de comércio digital, que tem entre seus inúmeros produtos e serviços, a possibilidade de compra de insumos (defensivos, fertilizantes, sementes e outros), vem se destacando com iniciativas para atender essa crescente. A empresa enfatiza que o Brasil é um dos países que está na vanguarda dos avanços tecnológicos do agro, e por isso integra esse momento de mudança, apostando em ações que melhoram o dia a dia do produtor rural.

Nova câmara vai discutir AgroCarbono Sustentável

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instalou a Câmara Temática AgroCarbono Sustentável, nessa terça-feira (28), em evento que reuniu mais de 100 participantes de forma presencial e on-line em Brasília. A nova câmara tem como objetivo reunir setor público e privado e alavancar o debate para reforçar políticas públicas que promovam a sustentabilidade do agro. A iniciativa permitirá a construção de políticas integradas e estratégias colaborativas que enderecem questões críticas como segurança alimentar, combate à fome, conservação ambiental, resiliência climática e manutenção da posição de grande exportador global, alinhando o setor agropecuário brasileiro com as demandas da sociedade e as expectativas do mercado internacional.

Produtores de leite apostam na tecnologia para garantir nascimento de fêmeas

Levantamento recém-divulgado pela Alta, líder em melhoramento genético, apontou que 96% das fazendas participantes do programa Alta CRIA utilizam sêmen sexado de fêmeas em suas novilhas, com o intuito de garantir o nascimento de novas fêmeas leiteiras em seu rebanho. O estudo reuniu dados de 42 mil bezerras leiteiras, coletados em 140 fazendas brasileiras ao longo de 12 meses. Para conferir todos os dados da pesquisa do programa Alta Cria (https://altagenetics.inf.br/shared/Circulares/Alta_CRIA_2023.pdf).

Nova plataforma monitora a chuva com acurácia e emite alertas para frentes de operações

Mentor, plataforma de inteligência climática do Grupo ATTO oferece uma série de soluções para otimizar os recursos de operações agrícolas. O Mentor é um SAAS (Software como Serviço), que, além das diferenças básicas em modelos matemáticos, comuns às demais plataformas existentes, oferece o monitoramento por radar meteorológico, uma solução exclusiva no Brasil.

Pela segunda vez a marca de bebidas saudáveis mais reconhecida entre nutricionistas

A Verde Campo, empresa de lácteos saudáveis do grupo Coca-Cola, foi destaque pelo segundo ano consecutivo na pesquisa de opinião Top of Mind 2023, realizada com nutricionistas de todo o país e liderada pela Academia da Nutrição. A empresa está entre as três marcas mais lembradas e recomendadas pelos profissionais quando se pensa em produtos saudáveis. Ainda com mais destaque, a Verde Campo liderou e foi reconhecida em primeiro lugar, em duas categorias, sendo elas: bebidas saudáveis e também leites e derivados (https://verdecampo.com.br/).

Emissão de 32 bilhões de toneladas de CO2

O desmatamento para abertura de pastagens e lavouras foi responsável por 97% das emissões relacionadas à produção de alimentos entre 1990 e 2021, cerca de 32 bilhões de toneladas. Os dados foram divulgados pelo SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases do Efeito Estufa) no estudo “Estimativa de emissões de gases de efeito estufa dos sistemas alimentares”, que analisou as emissões da produção de alimentos no Brasil (https://www.oc.eco.br/wp-content/uploads/2023/10/SEEG_alimentares.pdf).