153 views 7 mins

Agronegócio – Soluções em colaboração e videoconferência

em Agronews
terça-feira, 24 de novembro de 2020

A tecnologia da colaboração no agronegócio, uma parceria que rende frutos

Com forte presença em vários estados brasileiros e grande expressão mundial, o agronegócio modernizou-se ao longo das últimas décadas. No Brasil, a aquisição de máquinas e equipamentos trouxe inúmeros benefícios ao setor, que tem se consolidado ainda mais no mercado global. 

A área de TI (tecnologia da informação), mais do que nunca, vem como uma grande aliada de todos os mercados e com o agronegócio não seria diferente. As tecnologias de Videoconferência e Colaboração, como as plataformas de comunicação, interoperabilidade, automação, entre outras, trazem uma pluralidade de soluções que fortalecem ainda mais esse mercado de grande expressão nacional. 

Soluções que transportam barreiras geográficas, integram toda a cadeia produtiva em diversas unidades de produção e matriz espalhadas por todo o país, aumentam a produtividade das equipes e geram uma economia de tempo e custos. As dificuldades de deslocamento dos colaboradores desse mercado, como precisar passar horas dentro de ônibus, carros e aviões, agora serão seguramente substituídas pelas soluções de comunicação.

O último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 1,5 milhão de produtores rurais acessam dados por meio de dispositivos eletrônicos, número 1.900% superior ao de 10 anos atrás, o que revela boa adesão às soluções digitais.

Imagem: Shutterstock.com

A absolut technologies – integradora global de soluções em vídeo-colaboração, preparou uma lista com as principais soluções para o dia a dia desse setor. Demonstrando como essas tecnologias podem trazer frutos ainda maiores para um mercado tão expressivo, que gera tamanho valor à economia nacional.

Soluções da tecnologia da colaboração saem à frente com o agronegócio

Videoconferência: O processo de decisão do produtor rural, historicamente baseado na tradição, experiência e intuição, passou a ser apoiado por informações precisas e em tempo real. A empresa absolut technologies sugere desde os sistemas tradicionais de videoconferência como, Poly, Cisco, quanto as plataformas em nuvens como, Google, Zoom e Teams. Essas tecnologias de videoconferência, proporcionam inúmeras possibilidades de conexão e troca entre as pessoas e organizações adequando-se a realidade de cada necessidade. Dessa forma, é possível reunir todos dentro dessa cadeia de produção, em qualquer lugar com segurança e agilidade. 

Plataforma de Colaboração: As plataformas de videoconferência e colaboração na nuvem, como Zoom, Google Meet e Microsoft Teams, permitem uma maior flexibilidade, agilidade e colaboração, para todos os colaboradores deste setor. Colaborando com equipes multifuncionais, é muito simples e fácil realizar reuniões práticas e eficientes com seus clientes, parceiros e fornecedores de qualquer parte do mundo.

Interoperabilidade: Pexip é uma plataforma nativa da nuvem, que conecta toda a tecnologia de videoconferência em uma única solução. De maneira uniforme plataformas como, Microsoft Teams, Google Hangouts Meet ou Skype for Business, serão alinhadas no mesmo fluxo de comunicação, com qualquer outro sistema de videoconferência tradicional, seja ele Polycom, Cisco entre outros.

Salas pré-configuradas, ambientes pensados para cada necessidade absolutConcept: Uma boa forma também é se valer de projetos já elaborados, pensados sobre os diversos tamanhos e necessidades, como por exemplo os absConcept. Espaços desenhados e desenvolvidos cuidadosamente, a partir das diversas situações da organização e especificidades, seja na matriz ou nos centros de produção.

Imagem: Shutterstock.com

Agendamento: Aderir a um sistema de agendamento é mais do que “apenas” modernizar o ambiente de trabalho nos escritórios. Há uma série de benefícios decorrentes dessa mudança, que vão desde um up grade na organização, até um grande avanço na agilidade e colaboração dos funcionários. Com os sistemas de agendamento Crestron, Evoko, Condeco e Zoom, é possível reservar as salas da Matriz e dos escritórios, adicionar participantes, monitorar a disponibilidade das salas e até a utilização dos espaços em tempo real.

Digital Signage – Comunicação corporativa: Digital Signage ou Sinalização Digital é uma rede de displays digitais gerenciados de forma centralizada e programáveis para exibir informação segmentada, entretenimento, merchandising, propagandas e comunicação interna. Para garantir um visual diferenciado e com imagens impactantes é possível utilizar diversos formatos e tamanhos de telas, como: Painéis de LED, Monitores Profissionais e Vídeo Walls adequados ao espaço disponível e ao impacto que se deseja causar.

Automação: A automação permite o monitoramento e o controle de equipamentos em diferentes ambientes, além de suas operações com apenas alguns cliques. Exatamente de acordo com as configurações pré-definidas. A absolut é a integradora certificada de todas as marcas líderes como, Crestron e AMX by Harman, do mercado mundial de automação. Escolha a que mais adequa ao seu ambiente.

Sistemas de apresentação: A absolut desenvolve projetos completos com Sistemas de Apresentação e Compartilhamento de Tela, sem fio e remoto, dos melhores fabricantes do mercado. Os sistemas Barco, wePresent, Crestron e Mersive são fáceis de instalar e usar (plug-and-play), oferecendo uma experiência dinâmica, fácil ao usuário e sem complicações no dia a dia deste ramo.