139 views 3 mins

Agro Rosário: feira destaca potencial agrícola do Oeste da Bahia

em Agronews
sexta-feira, 03 de março de 2023

Com uma área irrigada de 190 mil hectares e reunindo 18 municípios, o Oeste Baiano está entre os maiores polos de irrigação agrícola do do Brasil. A região é rica na produção de culturas como banana, cacau, limão, algodão, milho, feijão, tabaco e a soja, que ocupa mais de 65% de sua área total cultivada. Para se ter ideia, a região corresponde a cerca de 5% da produção nacional do grão e 58% do que é cultivado no Nordeste. É também no Oeste Baiano onde está São Desidério, município com maior PIB agrícola do País, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Evidenciar esse potencial agrícola e apresentar o que há de mais novo em tecnologias agrícolas é, portanto, o grande objetivo da Agro Rosário, feira que será realizada nos próximos dias 9, 10 e 11 de março, no Distrito de Rosário, pertencente ao município de Correntina (BA). Em sua última edição realizada no ano passado, o evento reuniu quase dez mil visitantes. Entre as empresas que já confirmaram presença como expositores está o Grupo Pivot, líder nacional na comercialização de sistemas de irrigação e maquinário agrícola.
A empresa, de origem goiana, possui uma unidade no Oeste Baiano, mais precisamente no município de Luís Eduardo Magalhães. Para o gerente da loja, João Morais, a participação da Pivot na Agro Rosário tem especial importância estratégica, haja vista o forte movimento de expansão do agronegócio naquela região. “A Pivot está presente no oeste baiano há quase quatro anos, completamos em maio agora, e de lá para cá percebemos um crescimento exponencial, com projetos pautados sempre no que há de mais tecnológico no agro brasileiro”, destaca o gerente João Morais.
Ele afirma ainda que há planos do Grupo Pivot, ainda para este ano, de expandir sua atuação no estado da Bahia. “Temos grandes projetos de irrigação já implantados nessa região. Inclusive a fazenda modelo da Pivot se encontra aqui no Oeste da Bahia. Já temos também um planejamento para a construção de uma nova loja no estado, faltando apenas definição de qual cidade receberá essa nova unidade”, revela Morais.