
Produzir vinhos finos em pleno Cerrado goiano é um desafio que envolve ciência, sensibilidade e inovação. Na equipe à frente dessa missão está o engenheiro agrônomo Francisco Mickael, um dos responsáveis pela Bodega CostaCave, vinícola boutique integrada ao Condomínio Reserva Fazenda Canoa, em Silvânia (GO). O empreendimento é o primeiro condomínio vinícola do Brasil Central, e une natureza, arquitetura autoral, luxo e enogastronomia em um mesmo projeto.
Com vinhedos às margens do Lago Corumbá IV, a Bodega CostaCave nasceu com a proposta de unir tecnologia e manejo sustentável para adaptar a viticultura ao clima tropical. “O Cerrado tem um comportamento muito diferente das regiões tradicionais de produção de vinho, com um inverno seco e verões chuvosos. Para alcançar uvas de qualidade, trabalhamos com irrigação controlada, manejo de solo e a técnica da dupla poda, que permite colher uvas no inverno, com condições ideais de maturação”, explica o engenheiro agrônomo Francisco Mickael.
O idealizador do empreendimento, o advogado tributarista e empresário Fernando Costa, da FRSC Participações, selecionou as uvas Syrah e Primitivo, variedades europeias, devido à sua excelente adaptação à dupla poda e ao clima quente do planalto goiano.


