78 views 49 secs

Startups trazem soluções para evitar o desperdício de alimentos

em Agronegócio
sexta-feira, 22 de março de 2024

Ao todo, as perdas e desperdícios no Brasil são estimados em cerca de 30% de toda a produção alimentar, sendo causados por fatores como danos na produção, armazenamento inadequado e problemas no transporte, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Com mais de 1,5 milhão de estabelecimentos espalhados pelo país e um movimento estimado em mais de R$220 bilhões por ano, o setor de food service é vital para a economia brasileira, mas também é campeão em desperdícios, segundo a ABIA. De acordo com Otávio Pimentel, Country Manager da Frubana, foodtech que utiliza tecnologia para conectar pequenos produtores a restaurantes de acordo com a oferta e demanda, eliminando intermediários e evitando o desperdício de alimentos nas prateleiras de mercados e centros atacadistas.

A Daki desenvolveu uma seção especial com ofertas de produtos que estão próximos ao vencimento. De acordo com o Diretor de Retail da Daki, Ricardo Costa,  “a partir dessa estratégia, conseguimos atuar em duas frentes: de um lado disponibilizamos produtos que ainda estão próprios para o consumo, a preços mais acessíveis. Por outro lado,  evitamos que eles parem no lixo.” destaca.