386 views 3 mins

Saiba como a Inteligência Artificial auxilia o trabalho da agricultura no campo

em Agronegócio
sexta-feira, 01 de setembro de 2023

Diante dos desafios do agronegócio, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma promissora aliada para impulsionar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade no setor. IAs oferecem um conjunto diversificado de ferramentas e tecnologias que podem ajudar os agricultores e outros profissionais do setor nas decisões devido à sua capacidade de processar grande volume de dados. De acordo com levantamento realizado pela equipe de Tecnologia da Informação do aplicativo G3 Direto, há uma série de estratégias que na prática ajudam o produtor e produtora do campo a serem mais eficientes no trabalho diário.

“Através da tecnologia possibilitada pelo trabalho realizado pela Inteligência Artificial, o trabalho nas Fazendas brasileiras pôde ser otimizado e em consequência disso diminuímos o custo e aumentamos a assertividade na produção do agro”, revelou Surama Geleilate, diretora da G3 Direto.

Algumas formas como acontece são:
Monitoramento e manejo de cultivos:

Sensores e dispositivos IoT (internet das coisas) coletam dados em tempo real sobre variáveis críticas, como umidade do solo, temperatura, identificação de doenças, níveis de nutrientes e crescimento das plantas.

Agricultura sustentável:
Na análise desses dados, a IA auxilia os agricultores a implementar práticas sustentáveis, como otimizar a irrigação e o uso de insumos, melhorando assim a produtividade e reduzindo o desperdício.

Previsão de safras:
Na análise desses dados históricos, incluindo condições meteorológicas, padrões de crescimento e dados de mercado, a IA pode fornecer previsões mais precisas sobre a produção de safras, auxiliando agricultores a planejar suas atividades e um bom gerenciamento de operações.

Outra iniciativa adotada pela G3 direto foi a criação do app, lançado na última edição do PECNordeste, evento do agronegócio que acontece todos os anos em Fortaleza. 

“Na plataforma G3 Direto, o agricultor e agricultora pode acompanhar a situação do mercado de grãos, que deve ser monitorado diariamente por conta do conflito envolvendo Rússia e Ucrânia e o aplicativo busca também inserir facilidade, otimização e transparência nas negociações desta mercadoria que é responsável diretamente pela alimentação mundial”, frisou Surama Geleilate.