78 views 59 secs

Safra de cana no Norte e Nordeste caminha para o final com mix mais alcooleiro

em Agronegócio
terça-feira, 14 de abril de 2026

A moagem de cana-de-açúcar na safra 2025-2026 nas regiões Norte e Nordeste, no acumulado até 15 de março, totalizou 54,4 milhões de toneladas, queda de 2,9% ante o registrado no mesmo período do ciclo anterior, apresentando um mix mais alcooleiro. Do total de cana processada no período, 54,74% foram direcionados para a produção de etanol. Os dados vêm do acompanhamento realizado pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio – https://novabio.org), com base em dados fornecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na Região Norte, a moagem se manteve em 6,9 milhões de toneladas – mesmo montante da leitura até o final de fevereiro -, permanecendo 5,3% abaixo do registrado em igual intervalo da temporada passada. No Nordeste, o processamento da cana chegou a 47,4 milhões de toneladas, 2,6% a menos do que o volume apurado na mesma data do ciclo anterior. Considerando as duas regiões, a produção de açúcar, no acumulado da safra até 15 de março, alcançou 3,075 milhões de toneladas, queda de 16,7% em relação a igual intervalo do ano passado.

A produção total de etanol no Norte e Nordeste, até 15 de março, chegou a 2,888 milhões de metros cúbicos, contra 2,189 milhões registrados no mesmo período do ciclo anterior.

Produção da safra de cana-de-açucar deve crescer 3,5% – Jornal Empresas & Negócios