38 views 44 secs

Produção doméstica de fertilizantes e defensivos

em Agronegócio
terça-feira, 16 de abril de 2024

O estímulo ao crescimento na produção doméstica de fertilizantes e defensivos é um avanço fundamental para garantir a evolução e o bom desempenho do agronegócio brasileiro nos próximos anos. Essa foi uma das conclusões da segunda Live da série “Conexão SCA Brasil”, realizada nesta segunda-feira, 15/04, com as presenças do presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp, Jacyr Costa Filho, e do diretor da SCA Brasil Aliança, Alexandre Menezio.

Entre as importantes inovações analisadas durante o programa, destaca-se o crescimento na utilização dos biológicos e o Programa Nacional de Fertilizantes. Para Costa Filho, a iniciativa criada no governo anterior assume contornos mais abrangentes do que um plano de governo e transforma-se em plano de Estado, ao ser assumido pelo atual governo. É um plano que estabelece diretrizes e gestão para aquisição e produção de insumos importantes para a competitividade do agro nacional.

“A recente autorização de funcionamento da mina em Autazes (AM) para exploração do insumo é uma das boas novas do setor”. Segundo Costa Filho, esse processo de liberação da mina se arrastava há 15 anos, o que é um absurdo por ser estratégico para os interesses nacionais.