99 views 2 mins

Plano Safra 2024/2025

em Agronegócio
terça-feira, 10 de setembro de 2024

Por meio do Plano Safra 2024/2025, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a liberação recorde de aproximadamente R$ 476 bilhões em linhas de crédito para produtores rurais, um aumento de quase 10% em relação à edição anterior. Visando o fomento da agricultura e da pecuária nacional, o destaque da nova edição vai para a sustentabilidade no campo, com redução de taxas para implementação de energia solar.

“A transição energética é uma das muitas formas de se implementar práticas sustentáveis no agronegócio e a injeção de recursos e novas opções de financiamento do Plano Safra beneficiarão não só os grandes produtores rurais, mas também a agricultura familiar”, afirma Junior Helte, CEO do Grupo HLT – Helte, INIMEX e Ângulo. Por meio do Pronaf Bioeconomia, os pequenos produtores rurais poderão investir em sistemas fotovoltaicos e outras tecnologias sustentáveis, com taxas de 3% ao ano.

Já para o segmento empresarial, o programa RenovAgro permite financiar sistemas para geração de energia renovável, como a solar, além de outras práticas sustentáveis, como a agricultura orgânica e a produção de bioinsumos, com taxa de juros de 7% ao ano, buscando a adaptação às mudanças climáticas e a redução na emissão de carbono.

Com a instalação de geração solar, o agronegócio tem muito a se beneficiar em termos de estratégia e competitividade.