Na engrenagem complexa da cadeia agroindustrial da carne, que se estende desde o campo até a mesa do consumidor, o fosfato bicálcico tem conquistado protagonismo como insumo estratégico para a pecuária brasileira. Fundamental na formulação das rações animais, esse composto químico à base de cálcio e fósforo contribui diretamente para a saúde, o bem-estar e o desempenho produtivo dos rebanhos.
Para a Embrapa, produzir carne de forma eficiente exige mais do que genética ou manejo adequado. A base da produtividade está na alimentação. Rações enriquecidas com fosfato bicálcico proporcionam aos animais os nutrientes essenciais para o crescimento ósseo e muscular, além de fortalecer o sistema imunológico. Com isso, os animais atingem mais rapidamente o peso ideal para o abate, apresentando uma carne de melhor qualidade, com características que atendem tanto o mercado interno quanto as exigências internacionais.
Segundo o IBGE, o abate de bovinos registrou alta de 15,2% em 2024 e chegou a 39,27 milhões de cabeças abatidas. Esse é o maior resultado obtido na série histórica da pesquisa. A modernização das rações, com maior aporte de macro e micronutrientes, tem se mostrado decisiva para o avanço da produtividade na pecuária de corte (Fonte: Anderson Lopes, diretor-presidente da Katrium Indústrias Químicas).
73 views
52 secs