57 views 3 mins

Expocacer revela os melhores cafés da safra 24/25

em Agronegócio
terça-feira, 05 de novembro de 2024

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) anunciou nesta quinta-feira, 31, os vencedores da sua Etapa Campeões, durante cerimônia especial de revelação, realizada em Patrocinio-MG.

O evento foi conduzido pelo apresentador Mário Freitas, com participações de cooperados, conselheiros, colaboradores, representantes das entidades do café, parceiros comerciais e convidados especiais da Expocacer.

A Etapa Campeões Expocacer faz parte de uma das fases do 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, onde 6 cooperativas que também integram o Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM) fazem parte.

Durante a abertura do evento, Fernando Nogues Beloni, Presidente do Conselho de Administração da Expocacer, destacou os desafios da safra e a importância da Etapa para os cafeicultores da região para promoção dos trabalhos e cafés dos produtores da região.

“Temos muito orgulho da qualidade dos cafés inscritos pelos nossos cooperados para esse concurso, mesmo tendo passado por uma safra com tantos desafios como a de 2024, superamos mais um recorde com 217 amostras apresentadas. Para atender essa demanda e prestar um serviço bom aos cooperados e aos clientes da cooperativa inauguramos um novo maquinário de preparo de cafés especiais, reestruturamos o departamento de cafés especiais, aumentando nosso time de especialistas em café e do time comercial”, destaca Beloni.

A cerimônia foi marcada por uma homenagem aos cooperados participantes do Programa Essências da Expocacer, um projeto de incentivo e apoio para produção de cafés especiais sustentáveis a pequenos e médios produtores que ainda não produzem qualidade em suas propriedades.

Para celebrar a atuação desses cafeicultores, a cooperativa presenteou todos integrantes de 2023 e 2024 com certificados, em reconhecimento ao importante trabalho realizado. Os certificados foram entregues por Karina Seibt embaixadora do programa, pelos Q-Grader Rosângela Soares e Marco Antônio de Castro, que acompanharam e assessoram os cooperados em suas fazendas.

Na ocasião, o Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Glaucio de Castro, e o Diretor Executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) ressaltaram a importância de eventos como a Etapa para promoção dos cafés especais brasileiros, especialmente do Cerrado Mineiro.