177 views 38 secs

Conab poderá adquirir até 260 mil toneladas de milho para execução do ProVB em 2026

em Agronegócio
terça-feira, 08 de setembro de 2026

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) poderá adquirir até 260 mil toneladas de milho para atendimento ao Programa de Venda em Balcão (ProVB) no exercício de 2026. O volume anteriormente previsto para a compra do produto por meio de leilão público neste ano era de até 50 mil toneladas. A medida foi autorizada nesta quinta-feira (3), pela Portaria Interministerial nº 47, de 26 de agosto de 2026, de autoria conjunta dos Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), Fazenda (MF) e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que estabelece o novo quantitativo para a compra do cereal, a granel ou ensacado.

A atualização está vinculada à Medida Provisória nº 1.384/2026, que autorizou a abertura de crédito extraordinário para mitigação dos efeitos do El Niño sobre o abastecimento e a segurança alimentar no Brasil, disponibilizando mais de R$ 849 milhões para a formação de estoques públicos, incluindo as ações para compra de milho no âmbito do ProVB.

Instituído em 2022, o ProVB tem como objetivo promover o acesso de pequenos criadores de animais aos estoques públicos de milho.

Conab confirma estimativa de safra recorde | Jornal Empresas & Negócios