37 views 56 secs

Certificação Carbon on Track

em Agronegócio
terça-feira, 14 de maio de 2024

O Guima Café acaba de receber a certificação Carbon on Track, certificado de produção com carbono zero – isso significa que a produção de cafés especiais tipo arábica na Fazenda São Mateus, no Alto Paranaíba (MG), é autossuficiente no sequestro do carbono emitido. Graças às práticas agrícolas e o manejo sustentável, ambos baseados na agricultura regenerativa, as lavouras conseguem sequestrar mais carbono do que é emitido durante o processo produtivo.

“Conquistamos esse título juntamente com um grupo de produtores associados à Expocacer, nossa cooperativa. E estamos muito orgulhosos por este resultado, que representa que somos 100% sustentáveis em relação à emissão de carbono. Praticamos a sustentabilidade em todos seus pilares: ecológico, social e econômico”, diz Ricardo Vitor de Oliveira, técnico agrícola do Guima Café.

Para o Guima Café, receber esta certificação é de grande importância, uma vez que a empresa tem comprovado, mais uma vez, que atende aos novos modelos mundiais de consumo, e permite concretizar suas práticas de produção segura, responsável e sustentável.

Entre as novas ações previstas está uma poda considerada inovadora e sustentável. “Planejamos usar uma máquina nova, em um trecho de nossa fazenda, que faz a poda do cafeeiro e tritura os restos culturais simultaneamente, devolvendo matéria orgânica ao solo na mesma atividade”, acrescenta Ricardo.