Negócios em Pauta 19/09/2017

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A – Medicina Alternativa

A homeopatia é a mais conhecida e popular forma de medicina alternativa. No entanto, a maior parte de seus usuários desconhece seus princípios e história, e acredita simplesmente tratar-se de um medicamento “natural”. No próximo dia 28, às 19h, no Instituto de Física Teórica da Unesp, a Dra. Natália Pasternak Taschner aborda o assunto na palestra ‘Homeopatia: uma questão de fé?’. Também, o aspecto ético e os riscos que esta prática representa para o paciente e para a sociedade, além de levantar a questão de qual é o papel do cientista nesta discussão. A entrada é franca. Informações tel. (11) 3393-7875.

B – Maria Leopoldina

A Câmara dos Deputados abriu as inscrições para o concurso que homenageia a participação da imperatriz Maria Leopoldina no processo de independência do Brasil de Portugal. A competição selecionará o melhor desenho e o melhor vídeo sobre o tema produzidos por alunos de escolas públicas e privadas. As inscrições podem ser feitas até 20 de outubro, pelo portal da Câmara, em dois links: um para as inscrições de desenhos, e outro para inscrições de vídeos. Nestes links também se encontram as regras previstas nos editais do concurso. O resultado final será divulgado no dia 30 de outubro, e a premiação ocorrerá em 7 de novembro (www2.camara.leg.br).

C – Relações Brasil x EUA

A FecomercioSP, por meio do seu Conselho do Comércio Externo, realiza na quinta-feira (21), das 14h às 17h, o seminário ‘A Importância das Relações Comerciais entre Brasil e EUA’. Objetiva debater a importância dos laços comerciais com o país norte-americano, além de mostrar de que maneira é possível inovar o comércio brasileiro com foco na internacionalização dos acordos bilaterais. Será dividido em dois blocos. O primeiro contará com a participação do cônsul-geral dos EUA, Ricardo Zuniga, e da conselheira comercial, Camille Richardson. O segundo, conduzido pelo especialista em inovação e diretor-executivo do IXL Center/Boston Innovation Gateway, Hitendra Patel, falará sobre inovação no comércio e internacionalização com foco nos EUA.

D – Agricultura Digital

Um pacote tecnológico que auxilia as atividades agrícolas a suprirem demandas por alimentos. Assim pode ser conceituada a Agricultura Digital, um conjunto de estratégias desenvolvidas para atender a necessidade do aumento da produção de alimentos, devido ao aumento da população. Abordando temas como Instrumentação, Conectividade, Monitoramento e Mercado, a Agricultura Digital será tema, nos dias 10 e 11 de outubro de uma painel de discussões durante o ESALQShow. Ocorrerá USP/ESALQ e se apresenta como um ambiente dedicado às inovações e ao empreendedorismo na agricultura e nos setores associados. Mais informações: (http://fealq.org.br/esalqshow/participar/).

E – Carnes do Brasil

A Frigol S.A., um dos maiores frigoríficos do país, comunica a abertura de escritório em Moscou, como parte do seu projeto de aumento da presença global e aproximação com mercados-alvo de grande potencial para as carnes brasileiras. Esse projeto foi iniciado em novembro de 2016, com a abertura de uma base em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A Rússia é um dos maiores compradores de carne bovina e o maior importador de carne suína do Brasil. A Frigol projeta receita líquida de R$ 1,4 bilhão em 2017. As exportações representam cerca de 18% da produção da empresa que processa processa 180 mil toneladas/ano, distribuída para todo o Brasil e exportada para mais de 60 países da América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e África. Mais informações: (www.frigol.com.br).

F – Tecnologia e Empreendedorismo

Nos dias 16 e 17 de outubro, o blastU, primeiro Festival de Empreendedorismo e Tecnologia do Brasil, vai movimentar a rede de empreendedorismo, transformando o Pavilhão da Bienal, em um espaço de novas ideias e conexões. Objetiva inspirar, atualizar e conectar empreendedores, startups, corporações e investidores que estão transformando o mercado brasileiro e global. O festival reunirá pessoas com espírito colaborativo, que saem da zona de conforto para desbravar novos caminhos. Tudo foi organizado para potencializar conexões entre empreendedores que terão acesso a ferramentas, empresas, mentores, investidores e organizações, favorecendo a construção de relações valiosas. Mais informações em: (www.blastu.com.br).

G – Reforma Trabalhista

Prevista para entrar em vigor em novembro, a Reforma Trabalhista deve alterar questões relevantes na relação entre empregador e empregado, e ainda causará muitas dúvidas para aqueles que lidam com as rotinas trabalhistas das empresas. Para esclarecer as questões mais polêmicas e apresentar um panorama geral da nova legislação, com objetivo de minimizar riscos para as empresas e apresentar as oportunidades da nova legislação, o escritório FCR Law promove nesta quinta-feira (21), na Câmara de Comércio Brasil/Canadá, o evento “Reforma Trabalhista: Visão Geral e Planejamento Estratégico”. Visão estratégica da reforma, prevalência do acordo coletivo sobre a CLT, terceirização, questões societárias, entre outras questões relevantes. O evento é gratuito. Inscrições: (fcrlaw.com.br/reforma-trabalhista/).

H – Workshop sobre BIM

A Royal Institution of Chartered Surveyors, líder mundial na qualificação profissional nas áreas de terras, terrenos, propriedades e construções, apresenta no dia 19 de outubro um workshop sobre BIM (Building Information Modeling), sob a orientação de Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo, companhia de TI com DNA de engenharia. O curso sobre gestão e implementação de BIM tem como objetivo abordar as tendências globais, além de sua aplicação no mercado, especialmente no Reino Unido, onde a metodologia é amplamente utilizada, sendo, inclusive, regulamentada pelo Governo. Acontece no Station Treinamentos, R. Doutor Cardoso de Melo, 1491 – Vila Olímpia. Inscrições: (www.rics.org.br).

I – Fundamentos da Remuneração

A Willis Towers Watson, empresa global líder em consultoria, corretagem e soluções, realiza entre os dias 17 e 18 de outubro, no Espaço São Paulo Center, o curso “Fundamentos da Remuneração – Conceitos e Práticas aplicados no Brasil”. O treinamento visa compartilhar, de forma crítica, e dinâmica, a visão sobre conceitos, práticas e tendências que envolvem a gestão de pessoas, promovendo networking e troca de experiências com consultores e especialistas do mercado, que irão auxiliar os profissionais de RH a identificar novas oportunidades na gestão de talentos. É voltado para analistas, especialistas, coordenadores, business partner, gerentes e outros profissionais de RH, e áreas afins. Mais informações tel. (11) 4505-6461 ou (https://events.towerswatson.com).

J – Mulheres do Agronegócio

São muitas as mulheres de destaque no agronegócio brasileiro. Conhecidas ou não do grande público, têm papel fundamental nas cidades em que atuam e em toda a cadeia nacional do agro. Disseminar a história e o desempenho dessas mulheres é um dos objetivos do 2º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Transamerica Expo. Primeira mulher a ocupar um cargo de liderança na Sociedade Rural Brasileira, desde a sua fundação há 98 anos, Teresa Cristina Vendramini, a Teka, teve a oportunidade de criar o Departamento de Pecuária na entidade. Uma de suas atribuições é acompanhar a discussão do Brasil sobre o Plano de Erradicação da Vacinação de Febre Aftosa. Mais informações (www.mulheresdoagro.com.br).