83 views 2 mins

Justiça ‘ainda pode barrar’ candidatura de Maia

em Destaques
segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Faltando 9 dias para a eleição da Mesa Diretora da Câmara, adversários do presidente Rodrigo Maia ainda confiam que uma decisão judicial poderá impedi-lo de disputar novamente a presidência da Casa.

“Tenho confiança que o STF em tempo fará o devido controle constitucional que esse caso requer”, comentou o atual líder do PSD, Rogério Rosso (DF), que disputa o cargo.
Mesmo com a decisão do TRF 1 suspendendo os efeitos da liminar da última sexta-feira (20), da 15ª Vara do DF, concorrentes de Maia não descartam a hipótese de buscar outras alternativas para barrá-lo. Uma das possibilidades é lançar mão de ações judiciais questionando a candidatura em outros tribunais regionais.
Maia já é alvo de outras duas ações no STF protocoladas por adversários: uma é de autoria do Solidariedade, partido do chamado “Centrão”, e a segunda foi apresentada pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), único candidato da oposição à presidência da Câmara. Rosso e o outro candidato do Centrão, Jovair Arantes (PTB-GO), preferiram não assumir a autoria das ações, mas estão acompanhando de perto os movimentos para impedir Maia de concorrer ao cargo para o qual foi eleito em meados de 2016 para um mandato-tampão.
Após almoço na residência oficial da Câmara ontem (23), a bancada do PSD decidiu fechar apoio à recondução de Maia ao cargo de presidente da Casa. A formalização se dará hoje (24), após conversa do novo líder do PSD, Marcos Montes (MG), com seu antecessor Rogério Rosso (DF), candidato ao posto (AE).