Celso Vergeiro (*)
A mudança de ano é um período para renovar as esperanças e também traçar planos, metas e estratégias para o novo ciclo.
2017 promete ser de grandes avanços para o mercado publicitário, mesmo que ainda enfrentemos os velhos problemas do ano que acaba, como a grave crise econômica e a intensa instabilidade política que está longe de chegar ao fim. Isso faz com que a busca por alternativas que possam elevar a qualidade dos serviços, sem aumentar os custos internos, se torne a grande meta para o próximo ano.
As soluções tecnológicas seguem como grandes aliadas para quem busca o aprimoramento e a otimização de processos. Agências, anunciantes e emissoras de rádio e TV precisam urgentemente entender a importância da distribuição de conteúdo por meio de streaming. Digo isso, pois essa é uma facilidade que traz enormes benefícios, não só na redução de custos, mas principalmente na melhoria do serviço, trazendo segurança, agilidade e qualidade.
Além de ser um facilitador, a distribuição de conteúdo por meio digital vem de encontro com o processo de desligamento do sinal de TV analógica no país. Segundo estimativas do governo Federal, em 2017 o estado de São Paulo e outras 378 cidades de diversos estados terão apenas o sinal digital.
Com essas mudanças, será preciso uma maneira diferente de se apresentar ao público. A TV digital traz novas possibilidades, como a interatividade, já que o televisor deixa de ser uma simples caixinha receptora de conteúdo, no qual o consumidor não tem poder algum. Por isso, temos que repensar a forma de seduzir a demanda de público.
A entrega de conteúdo digital é uma grande aliada, pois por meio de uma única plataforma é possível gerir seus conteúdos, escolhendo os locais que serão exibidos e ainda ter a possibilidade de ver seus resultados em tempo real. Isso não é incrível?
Comecei esse artigo falando sobre planos, metas e estratégias e é isso que as agências e anunciantes devem fazer neste momento! É preciso criar campanhas atraentes, que despertem a atenção do público e te conectem a ele. Esse trabalho em conjunto com uma boa ferramenta de distribuição, trará uma nova maneira de lidar com o consumidor final, proporcionando maior eficiência, resultados mais abrangentes e redução drástica em seu custo final.
(*) – É CEO da AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo.