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MEC contesta parecer de Janot sobre MP do Ensino Médio

em Manchete
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
Fellipe Sampaio/SCO-STF

Fellipe Sampaio/SCO-STF

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O Ministério da Educação (MEC) contestou o parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a respeito da MP do Ensino Médio. Em parecer enviado ao STF, Janot defendeu que a MP não apresenta os requisitos de relevância e urgência para edição de medidas provisórias, além de ferir diversos princípios constitucionais. A pasta diz que, apesar de respeitar o posicionamento de Janot, mantém o entendimento de que a MP obedece ao requisito constitucional da urgência e relevância.
“É urgente apresentar à sociedade uma proposta para enfrentar o flagelo do ensino médio. É importante lembrar que, há 20 anos, o país discute a reforma do ensino médio sem avançar para torná-la realidade”. Destaca ainda, que a MP teve admitida a sua constitucionalidade pelo Congresso. A manifestação faz parte da análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade, proposta pelo PSOL. Segundo o partido, a norma viola os pressupostos exigidos pela Constituição para edição de MPs. O partido sustenta que seria cristalina a ausência do requisito constitucional da urgência, além de desrespeitar o acesso amplo à educação e dificultar a redução de desigualdades, ao promover verdadeiro retrocesso social.
Para Jantot, a medida é inconstitucional e “o desfazimento dos efeitos da concretização da reforma do ensino médio desenhada pela MP 746/2016 conduziria a grave situação de insegurança jurídica e a severos prejuízos pedagógicos e pessoais para toda a comunidade”. Para o MEC, o atual sistema é “injusto” e provoca um alto grau de exclusão. “Adiar a reforma do ensino médio comprometeria uma geração de jovens, enredada num sistema de péssima qualidade com os piores resultados de aprendizagem em avaliações nacionais, como o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] que está estagnado, e internacionais, como o Pisa, no qual o Brasil piorou” (ABr).