
SME coloca inovação, clima e equidade social no centro do debate nacional
@Em um momento em que os efeitos das mudanças climáticas, a pressão por inovação tecnológica e a busca por equidade social desafiam governos e empresas, a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) promove, até 24 de setembro, a Semana da Engenharia 2025, no Centro Universitário Dom Helder, em Belo Horizonte. O evento, que tem como eixo a integração entre educação, inovação e políticas públicas, reúne especialistas de universidades, órgãos reguladores, setor privado e sociedade civil para discutir o papel da engenharia como força estratégica para o desenvolvimento nacional. Para o vice-presidente da SME, José Cláudio Nogueira Vieira, a iniciativa reafirma a relevância da entidade em conectar o conhecimento técnico à tomada de decisão.
Com 1.000 PcD formados, SoulCode fortalece inclusão no mercado de tecnologia
@ Em janeiro de 2024, o eSocial registrava 545.940 pessoas com deficiência formalmente empregadas no Brasil, sendo 93% em grandes empresas. Mas a realidade segue desigual — na faixa dos 30 a 49 anos, apenas metade estavam ocupadas, contra 80% das pessoas sem deficiência. Além disso, a renda média desse grupo ainda é 31,2% menor do que as demais. É diante desse cenário que a SoulCode, edtech brasileira que tem como propósito democratizar a educação digital, já formou mais de 1.000 pessoas com deficiência e tem se tornado uma ponte de transformação. A edtech oferece programas gratuitos de qualificação em tecnologia, conectando pessoas com deficiência a uma área de alto crescimento, abrindo caminhos antes inimagináveis (https://soulcode.com/).
IA especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
@ A Egalite anuncia o Romeu, agente virtual especializado na inclusão de PcDs no ambiente corporativo. A inteligência artificial generativa foi desenvolvida para apoiar profissionais de recursos humanos e gestores com esclarecimentos sobre temas relacionados a esse grupo e incluem legislação (Lei de Cotas e Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), acessibilidade, cultura inclusiva e adaptações necessárias para cada tipo de deficiência. “A tecnologia é um canal de suporte contínuo para lideranças e recrutadores, contribuindo na prevenção de erros de abordagem e numa melhor comunicação com candidatos e colaboradores com deficiência. O agente consulta a base de dados da Egalite, que tem mais de 15 anos de experiência no mercado”, afirma Guilherme Braga, CEO da startup (https://www.egalite.com.br/).



