357 views 4 mins

O novo papel estratégico da contabilidade

em Mais
quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Transformação da profissão exige domínio de gestão, tecnologia e visão de negócios. Visão Tax 2025 discutirá tendências e internacionalização da contabilidade

A profissão contábil passa por uma transformação que já não permite ao contador limitar-se a planilhas e cumprimento de obrigações acessórias. A nova realidade exige domínio de gestão, análise de dados, tecnologia e visão de negócios. O alerta é de Maynara Fogaça, estrategista tributária e CEO da Visão Tributária, que há mais de 23 anos atua na área e liderou a recuperação de mais de R$ 200 milhões em tributos pagos indevidamente por empresas brasileiras.

“O contador que se mantém apenas no papel operacional tende a ficar para trás. Hoje, é preciso ser gestor, conhecer indicadores e integrar o tributário à estratégia de negócio da empresa”, afirma Maynara. Segundo ela, a mudança de perfil é impulsionada pela digitalização do Fisco, pelo uso crescente de inteligência artificial em cruzamento de dados e pelas novas demandas da Reforma Tributária.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos do que deveriam por falhas de apuração ou desconhecimento de benefícios legais. “Existe uma diferença brutal entre pagar imposto e pagar certo. Esse é o espaço em que o tributarista precisa atuar de forma estratégica”, pontua a especialista.

Tendências e capacitação
Entre as principais tendências que moldam o perfil do contador do futuro estão o uso de ferramentas de automação fiscal, a integração de sistemas de gestão e a adoção de auditorias contínuas para prevenção de riscos. “A revisão tributária precisa deixar de ser emergencial e passar a ser parte da estratégia de crescimento”, defende Maynara.

Para preparar os profissionais, a Visão Tributária desenvolve programas de mentoria e capacitação voltados a contadores, advogados e empresários. O objetivo é ampliar a visão empreendedora desses profissionais e capacitá-los para aproveitar oportunidades em cenários de mudanças regulatórias.

Visão Tax 2025: Internacionalização em pauta
Além da agenda nacional, o setor também mira oportunidades no exterior. Em setembro, durante o Visão Tax 2025, maior fórum de empreendedorismo tributário do interior paulista, contadores e empresários debaterão não apenas os impactos da Reforma Tributária no Brasil, mas também a internacionalização de empresas e a dolarização de receitas em mercados como os Estados Unidos.

Maynara destaca que haverá ainda um evento em Nova York, voltado a apresentar como contadores podem empreender no mercado norte-americano. “O profissional da contabilidade não precisa ser apenas um executor. Ele pode ser um agente de expansão, ajudando empresas brasileiras a internacionalizarem suas operações e se posicionarem em moeda forte”, explica (www.visaotax.com.br).