Daniel Godoy (*)
O final de ano é sempre um período desafiador para o pequeno empresário.
É hora de fechar o ano fiscal, calcular o pagamento do 13º salário, verificar horas extras, férias, feriados e ainda planejar o próximo ano. Diante dessa maratona de tarefas, garantir que todos os pagamentos sejam feitos corretamente e dentro do prazo se torna um verdadeiro desafio.
É neste momento que questionamentos se tornam cada vez mais comuns, tais como: Como garantir que todos os pagamentos sejam feitos corretamente? ou Como evitar aqueles pequenos erros de cálculo que podem gerar grandes dores de cabeça mais adiante? Tais perguntas vêm à mente porque o risco de cometer erros nas horas trabalhadas, especialmente com as variações na carga de trabalho típicas do período de festas, é uma grande preocupação. Afinal, quem nunca errou ao calcular horas extras ou o pagamento de férias de um colaborador?
Felizmente, tenho uma boa notícia: a tecnologia pode te ajudar!
O controle de ponto digital é uma solução prática e simples para registrar as horas trabalhadas pelos seus funcionários. Então, em vez de perder tempo com aquelas planilhas complicadas ou anotações manuais que sempre geram confusão, tudo pode ser feito diretamente em uma plataforma digital. Ou seja, o próprio sistema faz os cálculos automaticamente, sem ter risco de surgir erros humanos para somar as horas trabalhadas.
Para os pequenos empresários, o tempo é um recurso valioso. Então, se ele não precisar gastar tempo com registros manuais — especialmente em um período que exige sobrecarga de trabalho — poderá direcionar sua atenção para outras áreas da empresa, deixando a gestão de pessoal mais ágil e menos estressante.
Além disso, hoje em dia, todos estão conectados, e os empresários — de pequenos ou grandes negócios — também precisam aderir às tecnologias e flexibilidade. O controle de ponto digital pode ser acessado de qualquer lugar, seja no escritório, em casa ou até no celular. Isso facilita a vida do empregador, que pode monitorar as horas trabalhadas e os registros dos funcionários a qualquer momento, sem precisar estar fisicamente no local de trabalho, fator indispensável em tempos de home office.
Por fim, caro colega, o final do ano não precisa ser um “monstro de sete cabeças” para você, empreendedor. Graças aos avanços tecnológicos, é possível reduzir erros, economizar tempo e gerenciar melhor os pagamentos dos colaboradores. Assim, você terá mais tranquilidade para focar no que realmente importa: os planos da sua empresa para o próximo ano e o bem-estar dos seus colaboradores.
(*) CEO e fundador do Apponte.me, startup especializada em relógio de ponto digital.