48 views 3 mins

Recomendações do B20 e G20 impulsionam a sustentabilidade e a inclusão social

em Negócios
sexta-feira, 06 de dezembro de 2024

Nicolaus Cheng (*)

Acompanhar as recomendações do B20 e do G20 é essencial para as empresas que desejam alinhar suas operações às tendências globais e aos desafios econômicos, sociais e ambientais. Esses fóruns oferecem não apenas insights sobre políticas públicas, mas também um guia estratégico para a atuação empresarial em um mundo cada vez mais interconectado.

A adoção de 15 das 24 recomendações do B20 pelo G20 em 2024 evidencia a relevância dessas pautas para a formulação de políticas públicas eficazes. A integração de quatro das principais recomendações sobre desenvolvimento sustentável, transições energéticas e ação climática foi de extrema importância. Para nós, isso fortalece nosso compromisso com tecnologias que promovam a eficiência energética e a redução de emissões.

Trabalhamos continuamente para desenvolver soluções que não apenas atendam às necessidades dos consumidores, mas que também apoiem as metas globais de reduzir as emissões de carbono em 43% até 2030. Além disso, ver que o G20 apoia os esforços para triplicar a capacidade de energia renovável globalmente e dobrar a eficiência energética anual reforça nosso foco em inovação.

Em 2024, além de atualizarmos 100% do nosso portfólio de produtos para a tecnologia inverter, com o objetivo de oferecer maior eficiência energética, investimos uma média de R$ 6.9 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de criar produtos mais sustentáveis. Os dados apresentados pelo B20, em parceria com a Boston Consulting Group, também chamam a atenção para a inclusão social.

Estudos indicam que 60% das mulheres enfrentam dificuldades no comércio internacional devido às responsabilidades familiares, enquanto apenas 36% dos homens relatam o mesmo. Esses números nos alertam para a necessidade de políticas corporativas que promovam maior equidade de gênero.

Tendo como exemplo de determinação a nossa presidente, Dong Mingzhu — fundadora da companhia e responsável por transformá-la em uma das maiores fabricantes mundiais de ar-condicionados —, reconhecemos a importância de contribuir para reverter essa situação no mundo e ampliar, além de facilitar, o acesso a oportunidades para mulheres.

Como uma empresa global, devemos compreender em profundidade que nosso papel vai além de oferecer produtos. Precisamos ser agentes de mudança. O B20 foi um lembrete poderoso de que o setor privado deve transformar essas recomendações em ações concretas.

Estamos motivados a continuar investindo em soluções que não apenas atendam às exigências do mercado, mas que também contribuam para um futuro mais equilibrado e sustentável.

(*) – É diretor comercial da Gree Eletric Appliances Brasil (https://gree.com.br/).