A – Decisão do TCU viabiliza ampliação do Aeroporto de Guarulhos
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a solução consensual para a revisão do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos (foto) e a política pública que cria o Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (Pipar), com previsão de alcançar 100 terminais em áreas estratégicas. O acordo aprovado estende o prazo de concessão do Aeroporto até novembro de 2033, 16 meses além do previsto inicialmente, e estabelece investimentos de aproximadamente R$ 1,4 bilhão para o local. De acordo com o TCU, entre 2025 e 2029, deverão ser realizados investimentos para aumentar a capacidade de operação, ampliar o nível de segurança e melhorar a qualidade dos serviços ofertados.
B – Música Brasileira
O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes anunciam o retorno do Circuito Pixinguinha. Em novo formato, o projeto, que teve sua última edição realizada em 2017, irá criar circuitos de difusão da música brasileira por todo o país. O evento, que nasceu em 1977 e marcou o imaginário de todo um país, é de um valor imenso para a Funarte, prestes a completar 50 anos de memória das artes brasileiras. O Circuito Pixinguinha é formado por 44 projetos que percorrerão todas as regiões do país, realizando circuitos, criando conexões e ressaltando a força da música brasileira. Entre os projetos, estão variados gêneros, estilos e linguagens musicais.
C – Turismo Gaúcho
Com o objetivo de ajudar o turista a desbravar a gastronomia e natureza de todo o território gaúcho, a plataforma Viva o RS passa a oferecer mais de 350 experiências no Rio Grande do Sul e se consolida como uma das principais referências de informações turísticas da Região Sul. A iniciativa da Wine Locals, do Sebrae/RS e da Secretaria de Turismo (Setur) apresentou até setembro um crescimento de 100% nos cadastramentos, em relação ao mesmo período de 2023, e já alcançou mais de 150 mil visualizações e 20 mil acessos únicos. No Instagram, as visualizações já alcançaram 1,3 milhão, com 3,4 milhões de contas atingidas. Confira em: (https://vivaors.com.br/campanhas/retomada-serra-gaucha).
D – Consciência Negra
A “Ocupação Preta CCBB – Honrando o Passado e Fazendo o Futuro” celebra o mês da Consciência Negra com uma série de eventos especiais que ocorrerão durante todo o mês de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. O evento é gratuito e os ingressos estão disponíveis em (bb.com.br/cultura) e na bilheteria do CCBB. O evento homenageia Zumbi dos Palmares, celebra a cultura afro-brasileira e propõe refletir sobre a luta contra o racismo, a desigualdade social, além valorizar a história e as contribuições dos negros para a formação do Brasil. Um momento de luta e reflexão que vai ocupar o CCBB, para honrar o passado e fazer o futuro.
E – Programa de Trainee
A EGTC Infra, empresa com mais de duas décadas no mercado da construção focada no setor de infraestrutura, abre vagas para seu 2º Programa de Trainee. As oportunidades são para formados nos cursos das Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica, Ambiental e de Produção; Administração de Empresas; Economia e Ciências Contábeis, entre dezembro de 2021 e dezembro de 2024. Atuará em projetos estratégicos e seguirá uma trilha de desenvolvimento, promovendo um crescimento profissional. Inscrições: (https://trabalheconosco.vagas.com.br/egtc-infra-trainee).
F – Jovens Empreendedores
No dia 11 de novembro (segunda-feira), das 9h às 18h, na Sede da Fiesp, em São Paulo, acontece o 18º Congresso Estadual de Empreendedorismo. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp, o público-alvo são profissionais e lideranças do setor industrial, empresários em geral e jovens empreendedores. Os temas: empreendedorismo, tendências mundiais, inovação, transformação digital, sustentabilidade, ESG, Inteligência Artificial, liderança empreendedora, entre outros. Inscrições: (fourpass.com.br/evento/18-congresso-estadual-de-empreendedorismo/).
G – Indústria Calçadista
A pandemia provocou uma ruptura importante na indústria calçadista brasileira, quando registrou quedas importantes com restrições ao comércio físico na época. Em 2019, foram produzidos 898 milhões de pares, número que caiu para 746 milhões em 2020, e alcançou 855 milhões, 886 milhões e 865 milhões nos anos seguintes, respectivamente. Para 2024, a projeção da Abicalçados é de que a produção aumente até 3,2%, alcançando mais de 890 milhões de pares produzidos. Já para 2025, a estimativa da entidade é de, finalmente, recuperar as perdas pós 2019, alcançando um crescimento de até 1,9%, com a produção de 904 milhões de pares.
H – Moda Inclusiva
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP promove mais uma edição do Concurso de Moda Inclusiva, que propõe a criação de roupas, calçados e acessórios levando em consideração as necessidades físicas e psicológicas das pessoas com deficiência, com foco no conforto e na ergonomia de quem veste essas peças. A iniciativa é direcionada a estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação matriculados em instituições de ensino paulistas. O concurso conta com quatro categorias: Esporte, Infantil, Social Masculino e Social Feminino. Mais informações: (https://tinyurl.com/yptseva7).
I – Torneio de Robótica
“Submerged: soluções inovadoras para os oceanos” é o tema da temporada 2024/2025 do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge, que desafia crianças e jovens a projetar e construir robôs de pequeno, médio e grande porte, além de réplicas em miniaturas, feitos com peças de Lego. Para o torneio regional, realizado pela Escola Firjan SESI nos dias 4 e 5 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, estudantes de 9 a 15 anos, de escolas públicas, privadas, ONGs ou de equipe de garagem – formada por um grupo de amigos sem vínculo escolar, podem se inscrever no site (https://torneios-cni.layers.education/@fll-brasil/). E a etapa nacional está prevista para acontecer em março de 2025, em Brasília.
J – Diálogos Amazônicos
O CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) realiza, no próximo dia 8 de novembro, sexta-feira, das 8h30 às 13h30, no Auditório Plínio Barreto, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, a conferência ‘Diálogos Amazônicos’. Objetiva aprofundar a compreensão sobre a Amazônia, destacando sua sociobiodiversidade e os desafios para o desenvolvimento sustentável. Reunirá especialistas, acadêmicos e líderes empresariais para discutir como enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades para o futuro da região. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente por meio do site (https://evento.fgv.br/dialogosamazonicos08_11/).
K – Mercado de Energia
Consumidores que receberam em janeiro autorização para escolher o fornecedor de energia estão impulsionando as taxas anualizadas de crescimento do mercado livre de energia. Segundo a Abraceel, no acumulado de 12 meses, o crescimento da quantidade de unidades consumidoras (50%) e do volume de energia consumida (14%) demonstra que o cenário de taxas de crescimento deu lugar a uma expansão acentuada. A quantidade de consumidores livres atingiu 53.880 unidades consumidoras em agosto, contra 35.910 há 12 meses, crescimento acumulado de 50%. No período, o mercado livre de energia elétrica brasileiro ganhou 17.910 novos consumidores.