109 views 2 mins

Guarde bem seus bitcoins

em Tecnologia
segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Por uma década, um homem do País de Gales vem tentando obter do governo de sua cidade permissão para vasculhar o conteúdo do aterro sanitário local.

Vivaldo José Breternitz (*)

James Howells, morador de Newport, cidade com cerca de 150 mil habitantes, tem tentado insistentemente obter essa permissão porque, em 2013, acidentalmente colocou no lixo um disco rígido contendo 7.500 bitcoins, que valem hoje cerca de meio bilhão de dólares.

Infelizmente para Howells, o governo da cidade tem recusado repetidamente seu pedido, argumentando que revolver o aterro sanitário seria extremamente prejudicial ao meio ambiente.

Agora, em uma tentativa de obrigar o governo local a atende-lo, Howells está processando a cidade, pedindo uma indenização equivalente a cerca de US$ 650 milhões, alegando que poderia ter obtido esse valor caso tivesse vendido os bitcoins em um momento de alta.

Segundo o portal The Register, Howells disse não querer esse dinheiro, mas que está tomando essa medida visando obter permissão para buscar o disco rígido no aterro.

Este é apenas o último passo em um esforço cada vez mais desesperado, e provavelmente bastante caro, para recuperar o disco. O The Register disse que nos últimos dez anos, Howells “deixou seu emprego em TI e reuniu uma equipe de investidores” com os quais dividiria os ativos caso o disco rígido seja encontrado; Howells pretenderia ficar com cerca de 30% do valor total.

Portanto, se você tiver bitcoins, guarde-os com muito cuidado…

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].