112 views 8 mins

Gestão internacional: como escolher o melhor contador?

em Manchete Principal
terça-feira, 20 de agosto de 2024

Lucas Leme (*)

Na complexa e dinâmica realidade empresarial, especialmente para organizações com negócios globais e matrizes no exterior, a escolha de um contador e de uma empresa de contabilidade que atenda a todas as exigências locais e internacionais é crucial.

Para administradores e controllers, essa decisão pode ser determinante para a eficiência e conformidade das operações da subsidiária no Brasil, o que ressalta não apenas uma análise minuciosa de mercado a fim de encontrar os melhores fornecedores deste serviço, como também em assegurar certas qualidades essenciais que devem ser consideradas nesta escolha visando a máxima assertividade de seu desempenho.

Em dados divulgados pelo Sebrae, 79% das empresas nacionais enfrentam problemas de gestão que prejudicam seu crescimento – dos quais englobam motivos relacionados à alta concorrência, falta de dinheiro perante novos investimentos, captação de clientes e falta de capital de giro. Todos, diretamente impactados pelo descuido em uma devida gestão contábil.

Isso porque, quando a empresa conta com profissionais qualificados e capacitados nessa tarefa, este departamento servirá como uma bússola altamente assertiva na conquista de resultados crescentes, guiando na tomada de decisões estratégicas que contribuam para um gerenciamento mais preciso das operações.

Porém, para que haja tamanha eficiência, algumas características precisam estar presentes nos contadores que estarão à frente dessa missão. Confira as principais:

  1. – Proficiência em normas internacionais de contabilidade (IFRS) – Ter um contador com profundo conhecimento na harmonização das práticas contábeis locais (CPCs) com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) garantirá que as demonstrações financeiras da subsidiária estejam plenamente em conformidade, facilitando, até mesmo, a consolidação pela matriz no exterior.

Além disso, manter-se atualizado com as frequentes mudanças nas IFRS é uma qualidade indispensável para assegurar que a empresa esteja sempre em linha com os padrões globais.

  1. – Experiência em atendimento a auditorias externas – Empresas multinacionais, frequentemente, são auditadas por firmas de auditoria de renome. Nesse sentido, um contador com vasta experiencia nisso ajudará a ter uma melhor compreensão das exigências rigorosas impostas na elaboração das demonstrações contábeis e na preparação e fornecimento dos dados a serem auditados, o que contribui para que a empresa passe pelo processo de auditoria com sucesso e, ainda, para a máxima confiança e transparência nas demonstrações financeiras.
  2. – Domínio da língua inglesa no contexto contábil – Ter uma comunicação clara e eficaz com a matriz, a qual, frequentemente, opera em inglês, é uma necessidade básica. E, aqui, um contador fluente nessa língua pode garantir que as necessidades da matriz sejam compreendidas e que os relatórios financeiros sejam elaborados com precisão. Principalmente, levando em consideração a complexidade da nossa legislação e sua adequação frente às normas legais estrangeiras.
  3. – Conhecimento avançado em ERPs globais – Iinvestir em sistemas de gestão robustos é, certamente, um enorme diferencial competitivo. Para assegurar seu bom uso a favor da tomada de decisões estratégias, é preciso contar com um contador qualificado que tenha habilidades avançadas nesses sistemas de forma que garanta sua eficiência operacional e facilita a automação de processos.

Afinal, um bom ERP irá integrar e consolidar os dados contábeis do negócio conforme as especificidades de cada marca, elevando a precisão dessas informações e assegurando qualidade em sua prestação à matriz.

  1. – Conformidade Fiscal e Planejamento Tributário Internacional – A gestão tributária internacional requer uma compreensão detalhada das legislações locais, incluindo por vezes tratados de bitributação e regras de transferência de preços (Transfer Princing).

Um contador competente nesse campo pode orientar a empresa em estratégias de regimes tributários que maximizem a eficiência fiscal e minimizem riscos, além de garantir a conformidade com as obrigações fiscais locais, evitando penalidades e garantindo a sustentabilidade financeira da empresa sediada no Brasil.

  1. – Integração e suporte em fusões e aquisições – Empresas que participam de fusões e aquisições precisam de um contador que possa gerir a contabilidade dessas transações com precisão, tanto em conformidade com as normas locais quanto internacionais. A experiência em M&A global e a capacidade de integrar rapidamente novas operações ao sistema contábil existente são qualidades valiosas para assegurar uma transição suave e eficiente.
  2. – Suporte e capacitação contínua – A qualidade do serviço contábil também está relacionada ao suporte contínuo oferecido à equipe interna. Por isso, ter um contador que proporcione treinamento e capacitação frequentes ajudará a garantir que a equipe contábil da subsidiária esteja preparada para operar dentro dos padrões exigidos pela matriz, minimizando erros e melhorando, assim, sua eficiência.

Suportar uma boa gestão empresarial, por si só, já é uma tarefa árdua. Naquelas que possuem, ainda, matriz no exterior, o desafio pode ser ainda maior, o que deixa clara a importância de escolher, devidamente, o profissional contábil e empresa certos que administrem, com destreza, essas filiais.

Todas as qualidades mencionadas são fundamentais para garantir que as operações da subsidiária no Brasil sejam conduzidas com conformidade, eficiência e transparência, facilitando a integração global, contribuindo para o sucesso da empresa como um todo e assegurando que a empresa esteja bem-preparada para enfrentar os desafios de seu segmento, de forma que aproveite, sempre, as melhores oportunidades de um mercado globalizado.

(*) – É sócio responsável de auditoria e relacionamento com cliente na ECOVIS® BSP (https://ecovisbsp.com.br/).