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Vendas, relacionamento e comunicação são mais importantes do que formação

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quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Algumas habilidades comuns entre profissionais bem sucedidos estão relacionadas a vendas, relacionamento e comunicação. Tratam-se de áreas que, se bem trabalhadas, podem ajudar na conquista do sucesso e da prosperidade.

Segundo Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia, quem investe nesses pontos acaba conseguindo mais resultados do que os que têm boa formação, mas não conseguem se vender como deveriam.
“O mais conhecido vence o melhor. Tem muita gente com menos conhecimento do que a maioria dos empresários, ganhando muito mais dinheiro”, afirma.

De acordo com o executivo, a formação é importante, assim como o investimento em conhecimento contínuo, mas é a identidade e as habilidades desenvolvidas que ajudarão na conquista da prosperidade. “Uma boa formação vai te dar base para trilhar seu negócio e tomar as melhores decisões, mas o que vai te dar prosperidade verdadeira são as habilidades de pessoas bem sucedidas, como vendas, relacionamento e comunicação”, explica Jhonny.

Ele explica que essas características nem sempre recebem a atenção necessária do contador, mas é preciso que os profissionais entendam que, no mundo atual, quem não está sendo visto e não está aparecendo, também não está vendendo. Para ele, existem três características principais que devem fazer parte do perfil de um vendedor de sucesso: resiliência e persistência, controle mental e poder de comunicação.

“Quando falamos em gerir emoções é sobre manter uma mentalidade positiva e focada no crescimento. Além disso, um bom vendedor precisa ser persistente e muito resiliente porque nem sempre as coisas sairão do jeito desejado ou no tempo previsto”, afirma, ao ressaltar a importância de um bom vendedor saber se comunicar bem. Ele acredita que a comunicação é vital para compreender dores e demandas do cliente, oferecendo soluções adequadas.

“Cada potencial consumidor tem suas necessidades e sonhos, por isso é importante se comunicar bem com ele para entender o que vale a pena oferecer”, declara Jhonny, ressaltando que além de vendas e boa comunicação, ter bons relacionamentos é fundamental para quem quer crescer nos negócios.

“Se você convive com pessoas medíocres, se elas gostam de estar na média e está bom, o próximo medíocre será você. Se os seus amigos não falam sobre negócios, dinheiro e vida saudável, você não cresce! Quer crescer? Está na hora de você mudar de ambiente”, orienta.

A jornada rumo ao sucesso pode ser solitária, mas pessoas adequadas vão aparecendo ao longo do processo de evolução. “Temos que caminhar com pessoas que têm propósitos similares aos nossos. Precisamos cultivar nossos relacionamentos e comunicar bem. E investir em técnicas de vendas. Tudo isso será muito mais importante do que apenas uma boa formação”, finaliza.

(*) – É contador e advogado pela PUC-SP com especialização em Direito do Trabalho e vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas (https://souserac.com/).