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Novas baterias podem levar autonomia dos elétricos a mil quilômetros

em Tecnologia
quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Os veículos elétricos têm um grande problema: a bateria – a autonomia da maioria desses veículos não satisfaz aos seus compradores, que sofrem com o que é chamado “range anxiety”, o termo usado para descrever a preocupação dos motoristas com a possibilidade de ficarem sem bateria antes de chegar ao destino.

Vivaldo José Breternitz (*)

As baterias tem outros problemas: os tempos de carregamento variam, o que pode ser um problema dependendo do tipo de viagem que está sendo feita. Também existem preocupações com relação aos custos de substituição das mesmas, além do impacto que as mesmas trazem ao meio ambiente.

Vários fabricantes de baterias estão tentando resolver esses problemas; a SDI, subsidiária da Samsung, afirma ter desenvolvido tecnologia de bateria de estado sólido que pode aumentar a autonomia de um elétrico para mil quilômetros. A empresa pretende também construir baterias que possam ser recarregadas em 9 minutos e que tenham vida útil de 20 anos.

Há, no entanto, um problema: essas baterias tem custo muito elevado, e pode levar anos até que elas estejam disponíveis, especialmente para veículos mais baratos; a SDI diz que pretende construir essas baterias em escala industrial a partir de 2027, tendo deixado claro que serão economicamente viáveis apenas para os veículos mais caros.

Também o grupo LG Ensol, uma das principais fabricantes de baterias do mundo, com foco em baterias para veículos elétricos, diz que pretende fabricar baterias de estado sólido antes de 2030, baterias essas com maior potência e vida útil.

As chinesas NIO, fabricante chinesa de veículos elétricos, e CATL líder mundial na produção de baterias para veículos elétricos, tem afirmado estarem próximas a oferecer baterias com esse alcance, embora outros fatores como custo, tipo de carregador, tempo de carregamento devam ser levados em conta.

O fato inquestionável é que as baterias são atualmente o fator mais importante a impedir o crescimento do uso de veículos elétricos.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].