7 views 6 mins

AgroNews 07/08/2024

em Agronews
terça-feira, 06 de agosto de 2024

Presidente da FACTA é homenageado no SIAVS 2024

No dia 06 de agosto, Ariel Mendes (D), presidente da FACTA, foi homenageado como Destaque Técnico do Prêmio Lauriston Von Schmidt na cerimônia de abertura do Salão Internacional de Proteína Animal – SIAVS 2024, evento que ocorre até o dia 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Este reconhecimento é um tributo ao seu trabalho e dedicação ao setor avícola brasileiro e internacional. Ariel Mendes é médico-veterinário e Professor Emérito pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, além de ser uma figura proeminente na academia veterinária do Brasil. Natural de Lages, Santa Catarina, formou-se em 1971 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e desde então tem dedicado sua carreira à pesquisa e ao desenvolvimento do setor avícola. Sua trajetória inclui múltiplos mestrados e doutorados, centenas de publicações científicas e mais de trezentas palestras apresentadas tanto no Brasil quanto no exterior (www.facta.org.br).

Sustentabilidade como diferencial competitivo

A BRF conta com plataforma de sustentabilidade pautada em seis pilares estratégicos: mudanças climáticas, recursos naturais, economia circular e gestão de resíduos, gestão de cadeia de fornecimento, bem-estar animal e responsabilidade social. A empresa possui 100% de certificação de bem-estar animal em todas as unidades de abate de aves e suínos do Brasil e conta com 9,5 mil produtores integrados em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, dos quais mais de 6 mil produzem aves. Deste, 57% têm em suas granjas usinas fotovoltaicas. Já a Marfrig vai reforçar seu compromisso em sustentabilidade com o Programa Verde+, lançado pela empresa em 2020 para tornar sua cadeia de fornecimento mais sustentável e 100% livre de desmatamento e com rastreabilidade completa de fornecedores diretos e indiretos até 2025, monitorando por onde os animais passaram desde o nascimento.

Congresso ressalta o papel do setor de distribuição de insumos para o agro

Os distribuidores sempre estiveram na vanguarda, enfrentando as adversidades e promovendo o desenvolvimento no campo. “Esse compromisso com os produtores rurais brasileiros tem ajudado a posicionar nosso país como líder do agro no mundo”, ressaltou Paulo Tiburcio, presidente executivo da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários (Andav), na solenidade de abertura do Congresso Andav, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Ele que acrescentou que nos últimos quatro anos, o setor tem vivenciado cenários desafiadores, mas ao mesmo tempo tem visto um vasto campo de oportunidades e soluções. “Os distribuidores têm em sua essência essa capacidade de transformar desafios em oportunidades, por isso, a Andav mais do que duplicou a quantidade de associados, o que reforça como somos um segmento unido, que busca de forma coletiva fortalecer o agro”, explicou Tiburcio.

Agrotoken apresenta seu novo hub de ativos reais e digitais

A Agrotoken, pioneira na tokenização de commodities agrícolas, marca presença no Congresso Andav 2024, que acontece de 6 a 8 de agosto, no Transamérica Expo Center – São Paulo. Durante o evento, a marca apresentará a ampliação do seu modelo de negócio, a Justoken – empresa de infraestrutura global de tokenização que abrange diversos setores para ativos reais e digitais (https://andav.com.br/).

Como produtores podem ter acesso ao novo Plano Safra 24/25

O Plano Safra representa uma das principais estratégias de suporte ao agronegócio brasileiro, disponibilizando recursos financeiros com o intuito de fomentar a produção agrícola/pecuária e promover a sustentabilidade dos segmentos. Compreendido como um conjunto de políticas e programas do governo federal voltadas a apoiar os agricultores por meio de financiamentos com taxas que são subsidiadas pelo governo a partir de 0,5% ao ano com prazo de até 16 anos para quitar e parcelas podendo ser anuais, o programa oferece uma variada gama de linhas de crédito destinadas ao custeio, investimento, comercialização e industrialização de produtos agrícolas e pecuários. Para obter e utilizar eficazmente tais recursos financeiros, é imprescindível contar com um planejamento detalhado e amplo conhecimento sobre o assunto.

Parreiras estreitas exigem tratores compactos para facilitar manobras

A produção de uvas em diferentes regiões vem ganhando cada vez mais destaque na economia do Brasil. No Semiárido do País, o cultivo de uvas de mesa atinge uma área de aproximadamente 12.100 hectares, cuja produtividade ocupa uma parcela significativa do mercado, inclusive nas exportações, segundo estudo da Embrapa. O Rio Grande do Sul possui a maior área de cultivo de videiras do Brasil, sendo responsável por cerca de 90% da produção nacional de uvas destinadas ao processamento. A principal região produtora é a Serra Gaúcha, que concentra em torno de 85% da produção de uvas do estado (www.agritech.ind.br).