9 views 7 mins

Seis benefícios de seguir uma carreira DevOps

em Destaques
sexta-feira, 28 de junho de 2024

Combinando conhecimentos técnicos com habilidades operacionais e de comunicação, o DevOps é uma filosofia de TI florescente, que pode transformar a capacidade de uma organização para fornecer aplicações e serviços a um ritmo e escala.

Além de ser um fenômeno tecnológico, é também uma forte perspectiva de carreira, aberta a uma vasta gama de profissionais no espaço da TI, bem como àqueles com background voltado para processos.

Tem sede de conhecimento e o desejo de causar um impacto duradouro na sua função? Com a elevada procura de novos talentos para entrar nesta área, Tatiana Chebat, Managing Consultant da área de Tecnologia na Robert Walters Brasil compartilha seis vantagens de seguir uma carreira em DevOps. Confira:

  1. – Múltiplas oportunidades na profissão – Com uma escassez de habilidades predominante no mercado de recrutamento de DevOps e com diversas vagas que requerem experiência em DevOps ou engenharia de plataformas, seguir uma carreira em DevOps traz inúmeras oportunidades. É agora mais difícil do que nunca encontrar os melhores talentos.

A procura por profissionais DevOps ultrapassa largamente a oferta. Como Engenheiro DevOps, há oportunidades para trabalhar em qualquer empresa do setor de TI. As start-ups do setor procuram integrar imediatamente um modelo DevOps nos seus negócios, e as consultorias e grandes multinacionais de tecnologia estão criando funções de Engenheiro DevOps para reforçar as suas atuais equipes de tecnologia.

  1. – Prática em constante evolução – Sendo uma metodologia relativamente nova, o DevOps está sujeito a desenvolvimento e melhoria contínuos, o que faz com que seja um momento empolgante para aderir à profissão. DevOps é um conceito que ainda está dando os primeiros passos no que diz respeito à sua adoção na indústria tecnológica.

Consequentemente, é propenso a melhorias contínuas à medida que surgem constantemente novas ferramentas e tecnologias que melhoram a forma como pode ser fornecido de forma ainda mais dinâmica como uma função organizacional. A automatização, a arquitetura de micros serviços e as tecnologias sem servidor são apenas algumas das tecnologias disruptivas que estão transformando o DevOps.

O DevSecOps também representa um passo em frente, visando uma colaboração perfeita entre as operações de TI e a segurança. Com a indústria atualmente em plena atividade, é um excelente momento para deixar a sua marca em uma função de Engenheiro DevOps.
À medida que o DevOps continua a revolucionar a tecnologia empresarial moderna, espera-se que sejam criados mais cargos especializados de nível sênior nos próximos cinco anos, com a adoção em larga escala do DevOps prevista em todo o setor.

Tatiana explica: “DevOps significa uma mudança de cultura na tecnologia, unificando as habilidades de desenvolvimento com habilidades interpessoais, pensamento crítico e um desejo de iniciar uma mudança positiva. Possuir habilidades técnicas e transversais lhe permite colaborar com várias equipes e ter uma visão global da empresa.

A cultura integrativa e multifuncional por trás do DevOps irá moldar o panorama tecnológico no futuro, pelo que a função de Engenheiro DevOps irá equipá-lo com um conjunto de habilidades variado que irá impulsionar a sua carreira”.

À medida que o DevOps continua a revolucionar a tecnologia empresarial moderna, espera-se que sejam criados mais cargos especializados de nível sênior nos próximos cinco anos, com a adoção em larga escala do DevOps prevista em toda a indústria. Isto significa que existe uma ampla oportunidade de progressão interna à medida que as empresas investem numa função DevOps.

  1. – Possibilidades infinitas de aprendizagem e desenvolvimento – Uma carreira em DevOps permite implementar um vasto conjunto de habilidades devido aos novos desafios que vai resolver todos os dias. É uma carreira infinitamente fascinante, que engloba uma grande variedade de trabalhos.

Fazendo parte do processo DevOps infinito, desde a construção até ao lançamento, está constantemente aumentando a sua compreensão da estrutura, encontrando novas tecnologias e adquirindo novos conhecimentos para permitir a implementação mais rápida de software de melhor qualidade.

O envolvimento em cada elemento do ecossistema DevOps também lhe dá uma compreensão mais ampla do negócio, uma vez que trabalha para manter e monitorizar uma relação eficaz entre operações e desenvolvimento.
]

  1. – Causar um impacto comercial real – Um dos principais fatores que impulsionam os Engenheiros DevOps é a oportunidade de obter resultados comerciais tangíveis no âmbito da sua função. O DevOps quebra as barreiras entre as funções organizacionais que, historicamente, se encontravam em silos, incluindo produto, engenharia, segurança, garantia de qualidade e operações. Isto permite-lhe aplicar um foco empresarial sintonizado ao fornecer aplicações e serviços a alta velocidade.

Não há muitos cargos disponíveis onde se possa ter um impacto tão grande em uma empresa. Ao ter uma função tão crítica e abrangente, é possível articular exatamente a forma como as suas ações melhoraram e simplificaram a qualidade e a entrega do software.

  1. – Flexibilidade e benefícios acrescidos – As recompensas para os engenheiros DevOps em termos de flexibilidade e remuneração estão entre as mais lucrativas do setor de TI. – Fonte e outras informações: (https://www.robertwalters.com.br).