Negócios em Pauta 27 a 29/04/2024

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 26 de abril de 2024

A – Símbolo do ‘Made in Italy’, Nutella completa 60 anos

A Nutella, o popular creme de avelã vendido em todo o mundo e um dos grandes ícones do “Made in Italy”, completou 60 anos. O produto foi originado em 1964, quando a família Ferrero produziu o primeiro pote na fábrica da cidade de Alba. A ideia da Nutella, contudo, nasceu nos anos 1920. O objetivo inicial era inventar um lanche barato de chocolate para comer com pão. O fundador da empresa, Pietro Ferrero, alegava que a combinação era perfeita para os trabalhadores que iam à fábrica. Além disso, o produto era vendido a peso e cortado em rodelas para rechear os sanduíches. O creme que conhecemos nos dias de hoje se tornou realidade somente em 1951. Quase uma década depois, Michele Ferrero, filho de Pietro, decidiu comercializar o produto em toda a Europa, mas com alterações de ingredientes, rótulo e nome. Em 1964, um ano depois dessa ação, surgiu o primeiro pote de Nutella, união do substantivo noz ou avelã e do sufixo italiano “ella”. Atualmente, 60 anos depois de seu surgimento, a produção de Nutella chega a 500 mil toneladas por ano e é vendida em pelo menos 170 países (ANSA).

B – Convívio com Polinizadores

As abelhas nativas do Brasil estarão na Agrishow, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, como uma solução inovadora para incrementar a agricultura sustentável. Apesar de o maior evento do agronegócio brasileiro ser voltado para o lançamento de novas tecnologias agrícolas, a presença de abelhas tem tudo a ver já que a ciência vem apontando os polinizadores como um importante bioinsumo, com potencial de elevar a produtividade das lavouras. Os estudos da Embrapa mostram que é possível elevar a produtividade da soja em cerca de 17% com o consórcio da sojicultura com a apicultura e sem expansão da área plantada.

C – Pet em Bares

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei que cria o selo “Amigo Pet” no Estado do Rio. O objetivo do projeto é reconhecer bares e restaurantes que permitam a entrada de consumidores acompanhados de seus animais de estimação. A determinação é do Projeto de autoria dos deputados Rosenverg Reis (MDB), Lucinha (PSD) e Tia Ju (REP). A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo (Diário do Rio).

D – Carros Chineses

Levantamento inédito da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento, revela que a procura por carros de marcas chinesas zero quilômetro cresceu 220% na plataforma entre 2021 e 2023. Dados do Webmotors Autoinsights apontam um aumento de 111% nas buscas por modelos chineses usados no mesmo período. No ranking dos veículos chineses novos mais pesquisados em março, dois modelos da Caoa Chery aparecem nos primeiros lugares: Tiggo 7 Pro (1°) e Tiggo 5X (2°). Em terceiro, o elétrico BYD Dolphin. Já em relação aos seminovos, a Caoa Chery ocupa as três primeiras posições, com os modelos Tiggo 7 Pro (1°), Tiggo 5X (2°) e Tiggo 8 (3°). – (www.webmotors.com.br).

E – Off-road no Brasil

Durante o Salão de Automóvel de Pequim, a O&J confirmou os primeiros modelos da Jaecoo para o Brasil: o 7 e o 8, programados para chegar no último trimestre de 2024 e no primeiro de 2025. O Omoda 5, que será lançado em duas versões híbridas leves e uma topo de linha elétrica, marcará a entrada da empresa no país, com lançamento até o final do terceiro trimestre deste ano. Ambas as marcas estão em expansão global, comprometidas em oferecer veículos mais sustentáveis, seguros, com designs inovadores e tecnologia de ponta, proporcionando soluções inteligentes para facilitar o dia a dia do consumidor. O plano da O&J para o mercado brasileiro contempla o lançamento de oito a 10 modelos entre as duas marcas até o final de 2026. Saiba mais: (www.omodaglobal.com) e (www.jaecooglobal.com).

F – Ciência para Todos

Começaram as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos, uma iniciativa da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas públicas e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida. O tema é: “Um mundo melhor para todos”, que busca fazer uma reflexão sobre o papel da ciência para o alcance das metas da Agenda 2030. Os responsáveis pela inscrição ao prêmio são os professores da rede pública de educação. Inscrições e mais informações: (https://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/
solucao/ciencia-para-todos
).

G – Itália Pré-romana

Até o dia 8 de junho, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em colaboração com: Consolato Generale d’Italia a San Paolo, apresenta na sua sede, Av. Higienópolis 436, São Paulo, a nova exposição ‘Formas e cores da Itália pré-romana. Canosa di Puglia’. O público poderá apreciar incríveis artefatos arqueológicos originais da época pré-romana pertencentes à cultura da Daunia (IV e II século a.C.), expostos em uma das primeiras ocasiões em absoluto no território brasileiro. Armaduras, cerâmicas, joias, acessórios matrimoniais, ornamentos e outros importantes artefatos arqueológicos, provenientes das colônias da Magna Grécia, de maneira particular daquelas da Apúlia e que remontam ao tempo anterior da dominação romana sobre a península italiana. Entrada gratuita.

H – Qualidade dos Serviços

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o maior e mais movimentado aeroporto brasileiro passará por obras de melhorias para elevar o conforto e qualidade dos serviços prestados aos passageiros. O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, responsável por receber 70% dos turistas que chegam ao país, terá investimentos de R$ 200 milhões nos próximos meses que vão priorizar os bem-estar dos viajantes que passam pelo terminal. Entre as ações de melhorias previstas estão a ampliação da área de embarque e o raio-x, a reforma de banheiros dos terminais, a modernização do sistema sonoro e do sistema de leitura do cartão de embarque, construção de nova praça para fluxo de passageiros, entre outras.

I – Mercado Náutico

A Ademicon, administradora de consórcio em créditos ativos, é uma das expositoras do Rio Boat Show 2024, que acontece entre os dias 28 de abril e 5 de maio, na Marina da Glória, RJ. O evento, que está em sua 25ª edição, tem como tema os “100 anos do Surrealismo”, e traz os principais lançamentos e tendências do mercado náutico, além do tradicional desfile de barcos pela Baía de Guanabara, test-drive de produtos e diversas atrações aquáticas. O mercado náutico tem se mostrado aquecido. Isso porque, a quantidade de embarcações registradas no Brasil, na faixa de tamanho de cinco a oito metros, aumentou de forma significativa nos últimos anos. Saiba mais: (https://rioboatshow.com.br/).

J – Evento da Construção

Entre os dias 13 e 14 de junho, em Salvador, acontece o IX Seminário Jurídico da CBIC, com o tema “Desafios para Redução da Litigiosidade no Setor da Construção e do Mercado Imobiliário”. Operações com bens imóveis e marco legal das garantias, além de vícios construtivos são alguns dos painéis de destaques, O evento, direcionado aos profissionais da área jurídica, empresários da construção, do mercado imobiliário e membros da academia, está estruturado em cinco painéis que abrirão debate sobre possíveis soluções jurídicas e o apontamento dos principais problemas do setor. Mais informações e inscrições: (https://cbic.org.br/seminariojuridico/).

K – Mercado Foodservice

Um monitoramento do Instituto Foodservice Brasil sobre tipologias do setor foodservice brasileiro, realizado mensalmente em parceria com a Data Driva, revela que o estado de São Paulo abriga o maior mercado do país, com mais de 419 mil pontos de alimentação ativos, representando cerca de 29,08% do segmento nacional. Do total, 120,7 mil foram mapeados com atividade em aplicativos de delivery. São Paulo é o município que concentra a maior quantidade de estabelecimentos do foodservice, com 110,41 mil empresas em funcionamento, atingindo 26,31% do mercado no estado. O top 5 se completa com as cidades de Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Sorocaba. Saiba mais: (https://www.institutofoodservicebrasil.org.br).