O Alexa Smart Properties Hospitality (ASPH) é um serviço para o setor hoteleiro que transforma a assistente de voz da Amazon em um verdadeiro concierge.
Vivaldo José Breternitz (*)
Após o lançamento do serviço, há um ano, milhares de quartos de hotel, principalmente nos Estados Unidos e na Itália, já dispõem do ASPH, sendo que 75% dos hospedes utilizam o serviço, principalmente para obterem informações voltadas a turismo, como por exemplo perguntando “Alexa, qual a distância daqui até o Central Park?”.
Há também muitas solicitações voltadas aos serviços do hotel, como horários de check-out, acesso ao spa e pedidos de serviço de quarto e amenities.
Através da Alexa, também é possível enriquecer a experiência de estadia, reservando serviços adicionais como restaurantes, passeios guiados e transfers.
A Amazon acaba de divulgar os resultados de pesquisa acerca do assunto, indicando que 75% dos hospedes de hotéis que dispõem do ASPH usam o serviço regularmente, e que esses têm índices de satisfação 20% superiores aos dos hospedes que não dispõem do serviço.
Do ponto de vista dos hotéis, a pesquisa indicou um aumento de 30% da produtividade da equipe e de 12% nas receitas dos serviços de quarto.
É interessante conhecer o caso do hotel Best Western Plus De Capuleti, situado em Verona, na Itália, onde foi desenvolvido o projeto piloto para implantação da ASPH na Itália: nos primeiros 90 dias de uso do sistema, os hospedes instalados em seus 34 quartos interagiram 14 mil vezes com o ASPH.
É uma demonstração de como a tecnologia da informação vem chegando também ao setor hoteleiro, indo além de aplicações puramente administrativas.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].