O marketing nunca foi tão importante para o sucesso de uma empresa, por isso, cada vez mais empreendedores têm investido nesse setor do seu negócio, mas um problema muito comum é acreditar que o que está sendo feito é suficiente, quando na verdade seus esforços se concentram em apenas 1% do que o marketing pode oferecer, afirma a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula.
“O marketing muitas vezes é reduzido a apenas uma das suas áreas como, por exemplo, o marketing de conteúdo, e as empresas acreditam que isso é tudo que ela pode oferecer, quando na verdade ela é bem mais ampla e pode ser necessário mais de um profissional para atender a demandas específicas da empresa”, explica.
. Cada área tem um objetivo – O marketing é composto por diversas áreas diferentes e cada uma tem um objetivo específico, podendo ou não serem usadas em paralelo, explica Jennifer de Paula. “Temos, por exemplo, o marketing de conteúdo, que gera conteúdo direcionado para o público de determinado negócio, mas também temos o marketing de relacionamento, que busca criar conexões com o público, ele pode conter o marketing de conteúdo, mas também utilizar outras técnicas”.
“Mas supomos que alguma empresa busca, na verdade, uma melhor comunicação com seus funcionários, ela não deve investir em marketing de conteúdo e sim no endomarketing, que é voltado para isso, mas se ela quer aumentar as vendas, ela não deve investir em endomarketing e sim em e-mail marketing ou tráfego pago. Ou seja, não basta ser genérico ao dizer que investe em “marketing”, quanto mais específico, melhores serão seus resultados”, explica Jennifer de Paula.
. Qual área do marketing devo investir? – O primeiro passo para ter uma estratégia mais bem direcionada é definir objetivos claros para a sua empresa. A empresa deve, inicialmente, identificar claramente seus objetivos, seja aumentar as vendas, fortalecer a marca ou ampliar a presença digital, depois disso, deve apresentar esses objetivos ao profissional de marketing e ele será capaz de alinhar estratégias específicas que atendam às metas estabelecidas.
“Quando se compreende de maneira precisa as necessidades e da empresa, o profissional pode direcionar os esforços para a área de marketing mais eficaz, o que, além de trazer resultados alinhados aos objetivos do negócio, também ajuda a empresa a economizar ao evitar investimentos desalinhados que podem significar literalmente dinheiro jogado fora quando não se tem estratégia”, explica Jennifer. Saiba mais em: (https://www.instagram.com/ajenniferdepaula/).