188 views 5 mins

Como se preparar em cibersegurança para este ano?

em Artigos
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Gabriel Rimoli (*)

Planos estão sendo traçados e postos em prática para o resto do ano. Com o trabalho e nossas obrigações retornando após a época de festas, devemos rapidamente direcionar nossa atenção a assuntos urgentes, especialmente quando nos referimos ao gerenciamento de empresas. Uma dessas preocupações, que tem se tornando uma prioridade cada vez maior, é o planejamento para cibersegurança do seu negócio.

À medida que a tecnologia vem se desenvolvendo exponencialmente e trazendo grandes avanços para a sociedade, o mesmo vale para o outro lado da moeda, com cibercriminosos encontrando usos cada vez mais criativos e perigosos de utilizar isso ao seu favor, em detrimento dos outros. Por isso, antes de qualquer coisa, pense em quais são as tendências na área para este ano.

Busque tentar entender como que isso se aplica ao contexto da sua empresa e, a partir daqui, comece a preparar o budget, ao entender quais são as soluções mais adequadas para você e sua equipe. Porém, para ser sincero, isso é bem mais fácil de dizer do que fazer, principalmente quando você está sozinho nessa, sem um parceiro estratégico de peso para te auxiliar.

Como me planejar? – Um planejamento de budget para cyber tem que ser começado, de preferência, o quanto antes, devido a sua complexidade. É nesse momento em que você sente a importância de se ter um bom parceiro estratégico da área. É justamente ele quem vai não somente te oferecer soluções de cibersegurança, como também será aquele que te auxiliará no estudo do ambiente digital do seu local de trabalho, para que assim ele possa te dar um serviço feito mais sob medida, seguindo as suas necessidades.

Cada caso é caso, porém, de uma forma geral, daqui para frente é sempre bom pensar em soluções que sejam mais “maleáveis”, no sentido de que elas terão maiores chances de se adaptarem às rápidas mudanças do mundo da tecnologia. Lembre-se de que estamos aqui tratando de um investimento, portanto ter um pensamento de longo-prazo e ser menos imediatista é essencial ao preparar para o começo do novo ano.

Outro ponto importante de ressaltar é que, com um especialista trabalhando ao seu lado, vai ser possível entender melhor o seu próprio risco de sofrer um ataque, que às vezes pode até ser menor (ou maior) do que o esperado. Nem sempre é necessário contar com uma solução revolucionária para resolver os seus problemas, porém é sempre bom ter certeza de quais são os pontos fracos na sua cibersegurança.

Caso tenha sofrido ciberataques no passado, não deixe de revisar esses ocorridos e passar isso ao seu parceiro. Assim, fica bem menos provável de que os erros do passado se repetirão no futuro. O que é fundamental também é que você consiga convencer os executivos da empresa a não deixarem isso para depois, ou que façam pouco caso, o que resulta neles não darem o investimento necessário para a área.

Quem costuma deixar o budget só para os quarenta e cinco do segundo tempo e não dá a devida atenção é quem geralmente acaba arrependido depois, quando já é tarde demais.
Por isso, não espere mais, faça o seu planejamento e escolha o seu parceiro estratégico para ontem.

Certifique-se bem da experiência dos profissionais que você vai contratar, porque, no fim, quando se trata de comunicar ideias de uma forma mais humana, isso é o mais essencial, como você pode encontrar conosco, na NetSecurity.

(*) – É Sales Account Manager da Netsecurity (https://www.netsecurity.com.br).