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Células de hidrogênio serão usadas em veículos muito pesados

em Tecnologia
quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

A Komatsu, que tem uma filial no Brasil, é uma fabricante de máquinas pesadas destinadas principalmente à construção civil e à mineração, tais como tratores, escavadeiras, motoniveladoras e caminhões de muito grande porte.

Vivaldo José Breternitz (*)

A empresa anunciou uma parceria com a General Motors para instalar em seus caminhões pesados, modelo 930E, utilizados em mineração, tecnologia de células de combustível de hidrogênio da GM que substituirão o diesel.

A ideia é que sejam instalados nos caminhões de mineração “cubos de energia” da marca Hydrotec, fabricados pela GM. Cada cubo conterá 300 células de combustível de hidrogênio, gerando 80 kW cada uma.

A quantidade de energia necessária para movimentar cada caminhão é imensa – os modelos 930E da Komatsu, já em operação, pesam mais de 500 toneladas, são capazes de gerar 3.500 cavalos de potência e podem transportar uma carga útil de 320 toneladas, a uma velocidade de até 65 km/h.

As células de combustível de hidrogênio utilizam a combinação de hidrogênio comprimido e oxigênio para produzir energia elétrica, gerando água como único subproduto e vem sendo estudadas desde 1839 pelo físico inglês William Grove.

Charles Freese, diretor executivo da divisão Hydrotec da GM, disse que as células de hidrogênio são indicadas para serem utilizadas em veículos como o 930E, pois embora baterias funcionem bem em veículos de passageiros e caminhões de não muito grande porte, não são uma solução eficaz quando há necessidade de capacidade de carga muito grande.

A GM e Komatsu planejam testar um protótipo do caminhão no campo de testes desta última no Arizona nos próximos um ou dois anos.

Finalmente, essa tecnologia, que felizmente agride muito pouco o meio ambiente, pode decolar.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.