Compreender suas preferências, promover o engajamento e manter uma mentalidade aberta para inovações são as principais estratégias para ter um time conectado com o trabalho.
A Geração Alpha, composta por pessoas nascidas a partir de 2010, está crescendo em um ambiente altamente digital e conectado. Para muitas empresas, adaptar-se a essa geração significa considerar suas preferências e habilidades desde cedo. Nesse cenário, é importante que a filosofia de trabalho esteja alinhada com os futuros trabalhadores e, dessa maneira, alcançar os melhores resultados.
Para Darlan Oliveira, diretor escolar do Senac São Paulo, para estabelecer a sinergia é preciso ir além da tecnologia. “Investimentos em tecnologia e presença no mundo digital são importantes e necessários, mas não são suficientes. É preciso também discutir as pessoas, o humano, diante desse contexto, assim como dialogar a partir de temas relevantes e identitários à geração”, ressalta Darlan.
No ambiente de trabalho, outro desafio é criar a conexão com as outras gerações e fazer da empresa um espaço de conjunto de saberes onde todos sejam beneficiados. “A geração Alpha tem um diferencial com relação às tecnologias. Como as pessoas que compõem essa classificação já nasceram inseridas no ambiente da internet, a maioria delas tem mais conhecimento, se comparado com as gerações anteriores, formadas por pessoas com mais idade. Nesse cenário, é importante que a entidade consiga fazer a intermediação dos saberes, onde todas as pessoas possam contribuir. A falta de cuidado com esse relacionamento pode gerar crises no ambiente de trabalho, como por exemplo: conflitos entre funcionários, diminuição de produtividade, entre outros”, afirma Oliveira.
Veja de que maneira as empresas podem se preparar para receber a Geração Alpha:
Conteúdo interativo: A Geração Alpha é atraída por conteúdos interativos e visuais. Isso pode influenciar a maneira como as empresas apresentam informações, como por meio de vídeos, infográficos e experiências interativas.
Aprendizado personalizado: A geração está acostumada a interagir com tecnologias que se adaptam às suas preferências. Oferecer soluções educacionais ou de aprendizado que sejam personalizadas e adaptáveis pode ser um diferencial.
Responsabilidade social e ambiental: A consciência social e ambiental está cada vez mais presente na educação da Geração Alpha. Empresas que promovem valores éticos e sustentáveis podem atrair o seu interesse.
Flexibilidade e diversidade: Essa geração valoriza a diversidade e a inclusão. Cultivar um ambiente de trabalho diversificado e flexível pode ser um atrativo para talentos futuros da Geração Alpha.