Negócios em Pauta 13/12/2023

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terça-feira, 12 de dezembro de 2023

A – Sompo Seguros lança Universidade Corporativa

A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, como parte de seu programa de Treinamento & Desenvolvimento, lança a Sompo Academy, uma universidade corporativa voltada à capacitação e desenvolvimento dos colaboradores da companhia, composta por quatro grandes frentes: Negócios, Comportamental & People Skills, Ferramentas & Metodologias, além do Subsídio ao ensino e idiomas como forma de investir no futuro das pessoas. Como primeira ação da iniciativa, a companhia acaba de formalizar uma parceria inédita com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) para a produção e curadoria de cursos desenvolvidos sobre os mais variados temas relacionados ao mercado de seguros (https://sompo.com.br/).

B – Despoluição do Rio Pinheiros

A Fundação SOS Mata Atlântica e Heineken abriram um edital para a seleção de projetos que colaborem com a melhoria da bacia hidrográfica do rio Pinheiros, em São Paulo. Um comitê composto por representantes da Heineken, da SOS Mata Atlântica, da SABESP e do Pacto Global selecionará entre cinco e dez iniciativas alinhadas a uma das duas modalidades: soluções baseadas na natureza, contemplando intervenções locais que contribuam para a melhoria da qualidade da água; e ações de mobilização, engajamento, educação ambiental, artes e conhecimentos, que ampliem a rede de cidadãos conscientes e engajados com a recuperação dos rios. Os selecionados serão apoiados com valores entre 50 mil e 100 mil reais. Saiba mais em: (https://ambarenergia.com.br).

C – Conta de Luz

A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, inicia nas próximas semanas a importação de energia gerada na Venezuela para o Brasil. A eletricidade do país vizinho é de fonte renovável e substituirá, por cerca de metade do preço, a energia fóssil utilizada hoje no estado de Roraima. Este marco foi alcançado após a conclusão de investimentos venezuelanos na reforma e modernização da linha de transmissão que conecta o país vizinho a Roraima, que estava desativada. A energia ofertada custará até 50% menos para o Brasil do que as usinas térmicas a combustível fóssil que hoje abastecem o estado de Roraima. A autorização da Âmbar é para importar até 120 MWh, o que significará uma economia de até R$ 1 bilhão ao ano na conta de luz dos brasileiros (https://ambarenergia.com.br).

D – Testes do Drex

O Banco Bmg realizou com sucesso a sua primeira emissão e transferência da nova moeda digital brasileira, o Drex. A transação ocorreu entre a instituição financeira e outro banco do consórcio da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), participante do piloto do Banco Central (BC) para os testes do Drex, que está em desenvolvimento e sendo implementado pelo BC, visa facilitar pagamentos e ser o Real digital. A moeda digital brasileira poderá ser acessada por meio de uma carteira digital sob responsabilidade de bancos ou instituições financeiras autorizados pelo BC. “O Drex, pode reduzir os custos operacionais dos bancos, ao mesmo tempo, melhorar as condições de concessão e formalização de crédito para o cliente final”, informa João Consiglio, VP de Produtos e Comercial.

E – Exportações de Ovos

As exportações brasileiras de ovos (produtos in natura e processados) totalizaram 788 toneladas em novembro, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número supera o total exportado no décimo primeiro mês de 2022, com 394 toneladas. A receita chegou a US$ 1,999 milhão, saldo 36,4% maior que o resultado registrado em 2022, com US$ 1,465 milhão. No acumulado do ano (janeiro a novembro), as exportações de ovos totalizaram 24,5 mil toneladas, volume que supera em 170,5% o total registrado no mesmo período de 2022, com 9,043 mil toneladas. Em receita, o resultado obtido no período chega a US$ 60,7 milhões, saldo 187,4% superior ao total registrado nos onze primeiros meses de 2022, com US$ 21,122 milhões.

F – Anuário Compliance

Qual o tamanho da área de compliance nas empresas brasileiras? Qual o perfil dos profissionais que atuam neste setor? Quais os segmentos mais representados? Estas e outras perguntas serão respondidas amanhã (14), no lançamento da 6ª edição do Compliance ON TOP, que será realizada no World Trade Center São Paulo, na Av.das Nações Unidas, 12551, Brooklin Novo. Além dos dados e informações sobre o mercado, o Anuário Compliance traz a lista com os 50 profissionais mais admirados, eleitos pelos próprios pares, um espaço reservado para quem atua na área de privacidade e proteção de dados e o guia completo com os profissionais que fazem do compliance uma área rica em trocas e conhecimentos. Saiba mais: (https://complianceontop.com.br/).

G – Marca Tradicional

A Minancora, uma das marcas mais tradicionais no universo dermatológico, apontou crescimento de dois dígitos ao longo do ano de 2023. Além de consolidar sua presença no mercado de pomadas, a empresa vem ampliando seu escopo para incluir uma linha inovadora de cosméticos e tem investido em mudanças, buscando alcançar novos públicos e se desenvolver. A expansão para novos produtos reflete o compromisso da marca em atender às crescentes demandas dos consumidores por itens de qualidade que abrangem uma variedade de necessidades de cuidados pessoais, como linhas de expressão, acnes, e cuidados com os pés. Nos últimos meses, a marca abriu as portas da sua fábrica para possibilitar a produção de produtos cosméticos por outras empresas farmacêuticas e químicas e também medicamentos tópicos (https://minancora.com.br/).

H – O Mais Vendido

Para as festas de fim de ano, Trivento, marca argentina de vinhos nº1 do mundo, acaba de lançar no mercado brasileiro o Merry Malbec. O novo rótulo vem em embalagem com design exclusivo, em tons vermelho intenso, e traz o Malbec mais vendido da marca: o Malbec Reserve. A produção de aproximadamente 55 mil garrafas serão comercializadas em mercados da América Latina, Europa e Ásia. A Trivento é a marca argentina de vinhos mais vendida em todo o mundo. No último ano teve um crescimento de 53% em valor chegando a £45 milhões e tem mais de meio milhão de vendas de caixas de 9 litros (Dados Nielsen). Por aqui, a novidade já começa a aparecer nas prateleiras dos principais pontos de venda. Preço sugerido: R$ 73,90, também à venda no (www.descorcha.com.br).

I – Mudanças Climáticas

O Brasil foi oficialmente eleito como o país-sede da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, prevista para acontecer entre 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará. Esta”será a primeira vez que a Amazônia, bioma essencial para o combate à mudança do clima, sediará uma COP da UNFCCC. A capital do Azerbaijão, Baku, foi escolhida para sediar a COP29, no ano que vem. A candidatura do Brasil para sediar a COP30 m Belém já havia sido endossada pelo grupo dos Estados da América Latina e do Caribe em maio de 2023 (ANSA).

J – Pequenos Negócios

Natal é data para presentear familiares e amigos, além de oferecer produtos para as celebrações, como alimentos e bebidas. Já o Réveillon gera oportunidades para eventos e para a preparação de looks especiais. Para apoiar os pequenos negócios nas datas festivas, o Sebrae Rio elaborou orientações para os empreendedores aproveitarem essas datas. Esse material está disponível no portal: (https://inteligenciademercado.rj.sebrae.com.br/home). O Sebrae Rio aponta as sete maiores tendências para o empreendedorismo: práticas de ESG; digitalização dos negócios; inteligência artificial; novos modelos de negócios; personalização de produtos e serviços; empreendedorismo social; economia compartilhada; foco em saúde e bem-estar.

K – População Insegura

A pesquisa “Global Views On Climate Change”, realizada pela Ipsos para a COP28, indica que o Brasil está entre os países onde a população está mais insegura com relação às mudanças climáticas. De acordo com o levantamento, 61% dos brasileiros acreditam que terão que deixar suas casas nos próximos 25 anos por conta destas alterações no clima, o que coloca o Brasil em segundo lugar no ranking geral, atrás apenas da Turquia (68%) e à frente da Índia (57%). A média global é de 38% e os países com as menores percepções sobre a possibilidade de deslocamento são Holanda (19%), Alemanha (19%) e Suécia (21%). O estudo foi realizado pela Ipsos em 31 países, com 24.220 entrevistados, sendo mil entrevistados no Brasil, entre 22 de setembro e 6 de outubro de 2023.